APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EJA: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA COM A TEMÁTICA ENERGIA

Autores

  • André Taschetto Gomes PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFSM, Santa Maria, RS.
  • Isabel Krey Garcia Dep. de Física, CCNE, UFSM, Av. Roraima, 1000, Prédio 13, Sala 1302, Santa Maria, RS.

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, abordagem temática, energia, EJA, Interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem, evolução conceitual

Resumo

A utilização de abordagens temáticas é uma importante estratégia para dar maior significado ao ensino de Ciências na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Considerar as especificidades contextuais é fundamental para garantir a pré-disposição do aluno para querer aprender determinados conceitos. No presente estudo, previamente ao desenvolvimento de uma intervenção didática potencialmente significativa, foi realizada a investigação dos interesses dos estudantes, suas realidades e também o levantamento das concepções prévias relacionadas ao conceito de Energia. A partir dos dados obtidos nesta pesquisa, apresentados em detalhes em um trabalho de dissertação, este artigo propõe a discussão da importância do tema transversal Energia, bem como traz os referenciais das teorias da aprendizagem para justificar a evolução conceitual obtida por estudantes ao final do desenvolvimento de um módulo didático. O desenvolvimento da intervenção foi realizado em duas turmas de EJA, onde o professor-pesquisador atuou a partir de uma atitude interdisciplinar frente ao conhecimento, trazendo uma visão ampla para a temática abordada. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos a partir da análise comparativa dos dados prévios às aulas com as respostas apresentadas ao final da intervenção, coletadas a partir de um questionário final de investigação. Os dados foram categorizados e analisados a partir da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007). Esta pesquisa apontou que as atividades proporcionaram uma evolução conceitual a partir de diferentes estratégias metodológicas utilizadas, bem como uma diminuição na fragmentação conceitual do tema energia pelos estudantes. Ao final das aulas, os estudantes associaram energia aos processos de transformação e também ao princípio de conservação (Categorias Transformação e Fluxo), bem como elencaram exemplos de suas formas (Categoria Origem).  São destacados também a importância da auto-avaliação realizada pelos estudantes e as implicações desta pesquisa para a área.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Gomes, A. T., & Garcia, I. K. (2016). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EJA: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA COM A TEMÁTICA ENERGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(2), 289–321. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/81

Edição

Seção

Artigos