PERFIL METACOGNITIVO (PARTE II): APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE

Autores

  • Nancy Nazareth Gatzke Corrêa Universidade Estadual do Norte do Paraná Avenida Manoel Ribas, 1.329. CEP: 86400-000. Jacarezinho, Paraná, Brasil.
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), CEP: 86057-970. Londrina, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8856-5521
  • Sérgio de Mello Arruda Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Avenida dos Pioneiros, 3.131. CEP: 86036-370. Londrina, Paraná, Brasil. Universidade Estadual de Londrina. Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), CEP: 86057-970. Londrina, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4149-2182

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p230

Palavras-chave:

Ensino de Física, Metacognição, Análise Textual Discursiva, Perfil metacognitivo

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que procurou caracterizar o aprendizado em Física de estudantes do Ensino Médio, por meio das percepções e das reflexões que compõem o processo metacognitivo do grupo estudado. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista coletiva que depois de transcrita foi submetida aos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Os relatos dos sete estudantes que formaram o grupo foram classificados em quinze categorias emergentes, as quais permitiram evidenciar o perfil metacognitivo de cada um deles. Por meio dos relatos foi possível verificar que os estudantes do grupo entrevistado possuem uma percepção singular de como se relacionam com o processo do aprender e sobre as estratégias que utilizam para que o processo se efetive, demonstrando clareza no reconhecimento do aprendizado de Física e das formas individuais utilizadas para efetivá-lo.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Corrêa, N. N. G., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2018). PERFIL METACOGNITIVO (PARTE II): APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(1), 230–244. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p230

Edição

Seção

Artigos