AS TRANSFORMAÇÕES E AS PERMANÊNCIAS DE CONHECIMENTOS SOBRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores/as

  • Fábio Peres Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-0172-2411
  • Beatriz Biagini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renata Isabelle Guaita Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p101

Palabras clave:

Formação de professores, atividades experimentais, Ensino de Química

Resumen

Investiga-se como se caracterizam os conhecimentos sobre atividades experimentais no Ensino de Química/Ciências de licenciandos em Química, explicitados durante a participação em uma componente curricular. Analisam-se as produções textuais constituintes de portfólios da componente curricular integrante de um curso de licenciatura em Química de uma instituição pública de educação superior brasileira. O material foi examinado segundo os procedimentos da análise textual discursiva. Entre os resultados, destacam-se: a) conhecimentos relativos à valorização da participação discente durante as atividades experimentais; b) dos conhecimentos discentes concernentes à associação entre atividades experimentais e motivação; c) a explicitação de conhecimentos vinculados à necessidade de considerar, nas atividades experimentais, o respeito à integridade física dos estudantes e ao meio ambiente. Na sequência, analisam-se os conhecimentos dos licenciandos com base no referencial progressista de educação de Paulo Freire em diálogo com as categorias estrutura vertical e estrutura horizontal, de Eduardo Nicol. Desta análise depreenderam-se transformações e permanências de conhecimentos dos licenciandos, indicando a apropriação do que foi estudado, como: a possibilidade das atividades experimentais originarem questionamentos, a necessidade de favorecer a explicitação dos conhecimentos iniciais dos alunos e o respeito à integridade física dos estudantes não os submetendo a experimentos perigosos. Por outro lado, foi possível caracterizar a permanência, de forma mais pujante, de um conhecimento inicial sobre as atividades experimentais que as entende com motivadoras. Interpreta-se ainda que as transformações e as permanências de conhecimentos identificadas valorizaram, em alguma medida, a abordagem adotada no estudo sobre atividades experimentais no Ensino de Química/Ciências, na formação inicial de professores de Química.

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Publicado

2019-12-30

Cómo citar

Gonçalves, F. P., Biagini, B., & Guaita, R. I. (2019). AS TRANSFORMAÇÕES E AS PERMANÊNCIAS DE CONHECIMENTOS SOBRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 24(3), 101–120. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p101