ABORDAGEM TEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE ORIENTAM A ESCOLHA DE TEMAS NA SITUAÇÃO DE ESTUDO

Autores/as

  • Karine Raquiel Halmenschlager Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Campus Trindade. Florianópolis/SC. 88040-900.
  • Carlos Alberto Souza Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Campus Trindade. Florianópolis/SC. 88040-900.

Palabras clave:

abordagem temática, reconstrução curricular, situação de estudo ensino de ciências

Resumen

Este estudo enfoca a Situação de Estudo (SE), modalidade de currículo organizada a partir da abordagem de temas e balizada na abordagem histórico-cultural. Objetiva-se apresentar e discutir os principais aspectos considerados à escolha dos temas para a elaboração de SE em desenvolvimento no ensino médio de uma escola básica, explicitando-se os critérios adotados para a seleção das temáticas. A pesquisa tem natureza qualitativa, configura-se como um Estudo de Caso, em que foram utilizados como instrumento de pesquisa um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das informações obtidas foi realizada com base nos pressupostos da Análise Textual Discursiva, a partir de quatro categorias analíticas definidas a priori, quais sejam: contextualização, interdisciplinaridade, significação conceitual e problematização. Sinaliza-se que o principal critério para a escolha dos temas para a elaboração das SE é a questão conceitual, ou seja, alguns conceitos orientaram a escolha das temáticas.

Publicado

2016-07-13

Cómo citar

Halmenschlager, K. R., & Souza, C. A. (2016). ABORDAGEM TEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE ORIENTAM A ESCOLHA DE TEMAS NA SITUAÇÃO DE ESTUDO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 17(2), 367–384. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/190

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