O CONTO “ÓTIMA É A ÁGUA” DE PRIMO LEVI, COMO MOTE PARA O ESTUDO E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VISCOSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p160Palabras clave:
Aprendizagem, Contos, Experimentos, Poluição da ÁguaResumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada com estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Maringá-PR, com o objetivo de responder à pergunta: que potencialidades pedagógicas, na aprendizagem do conceito de viscosidade, são reveladas pelo conto “Ótima é a água”? Analisando, desta forma, as contribuições do referido conto de Primo Levi para os processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, utilizou-se o conto, questionamentos constituídos por questões abertas e um experimento de caráter investigativo que se configuraram em instrumentos de coleta de dados. O estudo possibilitou discussões significativas a respeito da utilização e contribuições do conto empregado como ferramenta problematizadora para a construção de conhecimentos. Entre as discussões, destaca-se a importância de metodologias que possibilitem reflexões acerca de concepções dos estudantes, como a de que os conceitos de viscosidade e densidade são similares. Além disso, reflexões sobre problemas ambientais e o próprio conceito de viscosidade foram pontos significativos apontados na pesquisa.Citas
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