A EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE EM PORTUGAL: UMA PERSPETIVA A PARTIR DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS PORTUGUESES
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p176Palabras clave:
Educação em Ciências, Saúde, Educação para SaúdeResumen
Este estudo visa identificar os conteúdos curriculares portugueses que estão relacionados com o tema “Educação para a Saúde”, com foco no currículo do Ensino Básico[1], nomeadamente no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB). A questão de investigação é: que áreas da saúde estão a ser contempladas nos documentos curriculares portugueses? Para tal, foi realizada uma análise documental com foco nos documentos curriculares portugueses relativos às Aprendizagens Essenciais (2018 e 2021) de todas as áreas curriculares (47 documentos). A análise documental consiste na leitura superficial, seguida pela leitura crítica e posterior interpretação das informações. Os resultados indicam a presença da Educação para a Saúde nos documentos curriculares portugueses, mas sem interligação das diversas áreas do saber e com pouca exploração de certas áreas da Saúde presentes em documentos internacionais orientadores da Educação para a Saúde. Conclui-se que Portugal considera a Educação para a Saúde como parte integrante do currículo, mas pode ainda melhorar a abordagem e distribuição entre as diferentes áreas da Saúde.Citas
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