A EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE EM PORTUGAL: UMA PERSPETIVA A PARTIR DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS PORTUGUESES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p176

Palabras clave:

Educação em Ciências, Saúde, Educação para Saúde

Resumen

Este estudo visa identificar os conteúdos curriculares portugueses que estão relacionados com o tema “Educação para a Saúde”, com foco no currículo do Ensino Básico[1], nomeadamente no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB). A questão de investigação é: que áreas da saúde estão a ser contempladas nos documentos curriculares portugueses? Para tal, foi realizada uma análise documental com foco nos documentos curriculares portugueses relativos às Aprendizagens Essenciais (2018 e 2021) de todas as áreas curriculares (47 documentos). A análise documental consiste na leitura superficial, seguida pela leitura crítica e posterior interpretação das informações. Os resultados indicam a presença da Educação para a Saúde nos documentos curriculares portugueses, mas sem interligação das diversas áreas do saber e com pouca exploração de certas áreas da Saúde presentes em documentos internacionais orientadores da Educação para a Saúde. Conclui-se que Portugal considera a Educação para a Saúde como parte integrante do currículo, mas pode ainda melhorar a abordagem e distribuição entre as diferentes áreas da Saúde.

Biografía del autor/a

Cecília Vieira Guerra, Universidade de Aveiro

Cecília Guerra é licenciada em Ensino de Biologia e Geologia desde 2002. Em 2003 integrou a equipa do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores em 2003. Em 2007, concluiu o mestrado em Comunicação e Educação em Ciência e em 2012 o doutoramento em Multimédia em Educação, ambos na Universidade de Aveiro. É coordenadora da Marca "SCoRE – Science Communication for Researchers in Education” na Universidade de Aveiro. Investigar sobre Didática das Ciências e em Tecnologia Educativa tem sido não apenas a sua missão, mas também a sua paixão.

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Publicado

2023-05-02

Cómo citar

Ramos, A. C. do N., Mota, M. de L. P., Guerra, C. V., & Sá, C. M. (2023). A EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE EM PORTUGAL: UMA PERSPETIVA A PARTIR DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS PORTUGUESES. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 28(1), 176–189. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p176

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