HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL DESENVOLVIDO COM FUTUROS PROFESSORES

Autores/as

  • Roberto Nardi Departamento de Educação, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Bauru.
  • Dirceu da Silva Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, FE/UNICAMP.
  • Sandra Regina Teodoro Gatti Apoio CNPq.

Palabras clave:

Ensino de Física, Formação inicial de professores, História e Filosofia da Ciência, Atração Gravitacional.

Resumen

Relatamos aqui resultados de uma pesquisa referente à análise de uma experiência didática visando integrar a História da Ciência ao ensino de Física, tendo como pano de fundo o desenvolvimento histórico do tema atração gravitacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, refere-se a um estudo de caso e foi desenvolvida junto a uma amostra de onze alunos de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade estadual paulista. Procuramos inicialmente revelar as pré-concepções dos licenciandos sobre o tema, fornecendo um panorama que pôde ser usado para orientar as atividades a partir da realidade diagnosticada. O objetivo foi promover discussões sobre a existência e persistência das concepções alternativas, sobre a evolução histórica do tema atração gravitacional, além de leituras e debates de textos contemplando discussões recentes sobre a pesquisa em ensino de Ciências, de modo a gerar insatisfações com modelos tradicionais de ensino. Os licenciandos construíram suas próprias propostas de ensino, através do desenvolvimento, em situações reais no Ensino Médio, de um minicurso a partir das discussões realizadas em sala de aula, utilizando a História da Ciência e com base nas concepções alternativas levantadas junto a estudantes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada durante um ano letivo. Neste artigo relatamos o levantamento das concepções iniciais dos licenciandos e o desenvolvimento do curso proposto, além dos detalhes da aplicação dos minicursos desenvolvidos pelos participantes em situações reais de sala de aula, sua coerência e as mudanças de postura observadas nos licenciandos envolvidos.

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Nardi, R., da Silva, D., & Gatti, S. R. T. (2016). HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL DESENVOLVIDO COM FUTUROS PROFESSORES. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 15(1), 7–59. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/314