A PRODUÇÃO SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: REFERENCIAIS TEÓRICOS E PRINCIPAIS TEMÁTICAS

Autores/as

  • Tatiana Galieta Nascimento Universidade Federal de Itajubá Instituto de Ciências Exatas Caixa Postal 50 Itajubá – MG CEP 37500-903
  • Mikael Junior Frank Rezende Universidade Federal de Itajubá Instituto de Ciências Exatas Caixa Postal 50 Itajubá – MG CEP 37500-903

Palabras clave:

Divulgação Científica, Educação em Ciências, Leitura de Textos de Divulgação Científica.

Resumen

O presente artigo inicialmente apresenta um mapeamento da produção sobre Divulgação Científica na área de educação em ciências no período de 1997 a 2007 em anais de eventos, revistas e bancos de teses e dissertações, identificando as principais temáticas exploradas e os referenciais teóricos neles utilizados. Dentre as vertentes de estudos identificadas destacamos aquela que comenta aspectos relacionados à leitura de textos de Divulgação Científica por estudantes e professores de ciências, sendo que alguns desses trabalhos estão especificamente preocupados com o funcionamento de textos e a produção de sentidos pelos sujeitos leitores nos diferentes níveis de ensino. Entretanto, notamos que poucos estudos têm refletido sobre as possibilidades de discussão – no âmbito da formação inicial – de aspectos relacionados a textos de divulgação científica, tampouco sobre como se dariam as interações discursivas entre os futuros professores e os respectivos textos. Assim, nossas conclusões apontam a necessidade de novos estudos que aprofundem questões teóricas da relação entre a Divulgação Científica e o ensino formal de ciências de modo que sejam produzidos conhecimentos que nos auxiliem na compreensão dos impactos e potenciais que textos de divulgação proporcionam na formação científica integral dos sujeitos envolvidos.

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Nascimento, T. G., & Rezende, M. J. F. (2016). A PRODUÇÃO SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: REFERENCIAIS TEÓRICOS E PRINCIPAIS TEMÁTICAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 15(1), 97–120. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/317