SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: UMA REVISÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA RECENTE

Autores/as

  • Alexsandro P. Pereira Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul Caixa Postal 15051 91501-970, Porto Alegre, RS
  • Fernanda Ostermann Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul Caixa Postal 15051 91501-970, Porto Alegre, RS

Palabras clave:

ensino de física moderna e contemporânea, pesquisa em ensino de física, revisão da literatura

Resumen

O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o ensino de física moderna e contemporânea realizada através da consulta a artigos publicados nas principais revistas de ensino de ciências do Brasil e do exterior no período de 2001 a 2006. A pesquisa concentrou-se nos trabalhos direcionados ao ensino e resultou numa amostra de 102 artigos. Os trabalhos consultados foram classificados em quatro grandes categorias: propostas didáticas testadas em sala de aula, levantamento de concepções, bibliografia de consulta para professores, análise curricular. É possível constatar que, apesar do notável aumento relativo de publicações sobre o ensino de física moderna e contemporânea que apresentam resultados de pesquisa, a maioria dos artigos ainda se refere à bibliografia de consulta para professores. Embora haja um número considerável de estudos envolvendo propostas didáticas inovadoras, há poucos trabalhos que investigam os mecanismos envolvidos no processo de construção de conhecimentos relativo a temas de física moderna e contemporânea em sala de aula.

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Pereira, A. P., & Ostermann, F. (2016). SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: UMA REVISÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA RECENTE. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 14(3), 393–420. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/349