O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM INSTITUTO DE QUÍMICA: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A PRESCRIÇÃO E A PRÁTICA

Autores/as

  • Luciana Massi Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rod. Araraquara-Jaú, km 1 – CEP14800-901 – Araraquara/SP
  • Alberto Villani Instituto de Física – Universidade de São Paulo (USP) Rua do Matão, 1371 – CEP 05508-090 – Cidade Universitária/SP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p187

Palabras clave:

Currículo efetivo, Disposições institucionais, Formação do professor, Projetos de Extensão

Resumen

Em geral, o resultado efetivo das propostas curriculares tem dependido muito de quanto os significados objetivos estabelecidos pelo legislador têm sido respeitados pelos atores institucionais e, sobretudo, quanto o contexto institucional tem moldado o currículo efetivo. Em particular, na área de Ensino de Ciências, parece relevante pesquisar as relações entre currículo oficial e a formação efetiva dos licenciandos. Neste trabalho, analisaremos e interpretaremos o caso da Licenciatura em Química do Instituto de Química da UNESP de Araraquara, que apresenta características singulares pela influência do contexto institucional no currículo efetivo; esse parece depender fortemente tanto da história da Instituição e de suas disposições institucionais, quanto de seus projetos de Extensão. Para reconstruir a história e determinar as características do curso e das atividades extracurriculares de pesquisa e extensão, realizamos entrevistas extensivas com docentes, funcionários e alunos do curso de graduação. Com o auxílio de referenciais sobre instituições, concluímos que o desenvolvimento institucional do IQ/Araraquara, sem perder o próprio objetivo prioritário de pesquisa, conseguiu, em sua fase mais recente, moldar as perspectivas e a formação dos licenciandos, atendendo, em boa parte, suas metas profissionais de trabalho no ensino, na pesquisa e na indústria. Surpreendentemente, encontramos pouco desenvolvimento da pesquisa em Ensino de Química, que poderia ampliar, significativamente, as perspectivas profissionais dos licenciandos. 

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

Massi, L., & Villani, A. (2015). O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM INSTITUTO DE QUÍMICA: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A PRESCRIÇÃO E A PRÁTICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 20(3), 187–204. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p187