MATERIAIS INSTRUCIONAIS NUMA PERSPECTIVA CTSA: UMA ANÁLISE DE UNIDADES DIDÁTICAS PRODUZIDAS POR PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores/as

  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Instituto de Química USP/Química Fundamental
  • Miriam P. do Carmo Instituto de Química USP/Química Fundamental
  • Rita C. Suart Instituto de Química USP/Química Fundamental
  • Erivanildo L. da Silva Instituto de Química USP/Química Fundamental
  • Fábio L. Souza Instituto de Química USP/Química Fundamental
  • João B. Santos Jr Instituto de Química USP/Química Fundamental
  • Luciane H. Akahoshi Instituto de Química USP/Química Fundamental

Palabras clave:

contextualização, CTSA, ensino de química.

Resumen

Pesquisas têm demonstrado que alguns professores apresentam concepções de ensino ainda marcadas pelo caráter transmissivo e de memorização de informações, não se atentando em abordagens que consideram os aspectos CTSA. Com base nesses pressupostos, o presente trabalho teve como objetivo investigar como um grupo de professores manifesta concepções de contextualização no ensino de Química na construção de suas próprias unidades didáticas. Os dados foram coletados em um curso de formação continuada para professores da região metropolitana de São Paulo, que teve como estratégia a elaboração de materiais didáticos. A análise dessas unidades foi feita considerando-se: a presença ou não de problematização e seu desenvolvimento ao longo do material; a relação dos experimentos propostos com o tema e a sua natureza (investigativo, ilustrativo, conhecimento de fatos); a relação dos textos com o tema e a natureza das informações (científica, tecnológica, social, ambiental). Foram construídos 4 perfis de contextualização para caracterizar as treze unidades produzidas. Quatro unidades mostraram perfis pouco elaborados de contextualização (exemplificação e descrição) e seis apresentaram perfis mais complexos (problematização e compreensão da realidade).

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Marcondes, M. E. R., do Carmo, M. P., Suart, R. C., da Silva, E. L., Souza, F. L., Santos Jr, J. B., & Akahoshi, L. H. (2016). MATERIAIS INSTRUCIONAIS NUMA PERSPECTIVA CTSA: UMA ANÁLISE DE UNIDADES DIDÁTICAS PRODUZIDAS POR PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 14(2), 281–298. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/359