UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DE AULAS POR LICENCIANDAS DE QUÍMICA AO LONGO DE UM PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p186Palabras clave:
Reflexão orientada, formação inicial de professores, ensino de QuímicaResumen
O Processo de Reflexão Orientada (PRO) é uma iniciativa que visa promover momentos em que os licenciandos possam refletir acerca do desenvolvimento de planos de aula, elaboração e realização de atividades de intervenções no ensino de Química. Sabendo que hoje o professor assume um papel de mediador da construção do conhecimento, cabe a ele propor atividades investigativas que proporcionem ao aluno desenvolver habilidades necessárias para a compreensão do mundo que os cercam. Assim, este trabalho tem por finalidade analisar a evolução e a relação de níveis investigativos, alfabetização científica e níveis cognitivos presentes em quatro propostas de ensino, que compõem uma sequência de aulas, elaboradas por duas licenciandas de uma universidade pública, para um conteúdo específico, a partir de encontros realizados durante um processo de reflexão orientada. Os resultados mostram que as propostas apresentaram evoluções na maioria dos tópicos avaliados, o que pode ser justificado através de reflexões realizadas entre licenciandas, mediadora e integrantes do grupo, a partir de reuniões individuais e coletivas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.