A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS COM ALUNOS ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p127Palabras clave:
Ensino de Ciências Naturais, Deficiência Intelectual, Inclusão, Professor TutorResumen
O presente artigo é recorte da pesquisa[1]desenvolvida no mestrado do PPGECT[2] da UTFPR[3] – Campus Ponta Grossa. Este recorte contempla as temáticas: inclusão; ensino de ciências naturais e o papel do professor; o aluno com deficiência intelectual e o processo de tutoria no ensino regular. Para efetivação da referida pesquisa, foram analisadas referências de diferentes autores sobre essas temáticas. A aplicação e coleta de dados foram desenvolvidas em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de ensino de Ponta Grossa/PR, havendo entre os alunos, uma, com deficiência intelectual. Também participaram do estudo alunas do Curso de Formação de Docentes (CFD) dessa escola, a professora pesquisadora e quatro professores. A ação pedagógica desenvolvida com a turma foi sistematizada em um caderno de atividades pedagógicas com uma sequência didática voltada para o ensino de Ciências Naturais, organizado de forma interdisciplinar, com ênfase na mediação do professor tutor como coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem da criança com deficiência, uma vez que a relação de tutela é vista como benéfica tanto para aquele que ajuda, o tutor, quanto aquele que é ajudado, o tutorado. Por meio do processo de tutoria pode-se ajustar a resposta educativa às necessidades particulares dos alunos, perante adaptações curriculares e metodológicas. Os resultados da pesquisa confirmaram a necessidade da presença de um professor tutor para o atendimento educacional especializado, mediando o processo de ensino e de aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais para que a inclusão realmente se efetive.[1] Atividades Pedagógicas de Inclusão para o Aluno com Necessidades Educativas Especiais: uma proposta colaborativa com docentes em formação[2] Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia[3] Universidade Tecnológica Federal do ParanáDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.