A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS COM ALUNOS ESPECIAIS

Autores/as

  • Analia Maria de Fátima Costa Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa Av. Monteiro Lobato, s/n - Km 04
  • Siumara Aparecida de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa Av. Monteiro Lobato, s/n - Km 04
  • Rita de Cássia da Luz Stadler Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa Av. Monteiro Lobato, s/n - Km 04
  • Marcia Regina Carletto Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa Av. Monteiro Lobato, s/n - Km 04

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p127

Palabras clave:

Ensino de Ciências Naturais, Deficiência Intelectual, Inclusão, Professor Tutor

Resumen

 O presente artigo é recorte da pesquisa[1]desenvolvida no mestrado do PPGECT[2] da UTFPR[3] – Campus Ponta Grossa. Este recorte contempla as temáticas: inclusão; ensino de ciências naturais e o papel do professor; o aluno com deficiência intelectual e o processo de tutoria no ensino regular. Para efetivação da referida pesquisa, foram analisadas referências de diferentes autores sobre essas temáticas. A aplicação e coleta de dados foram desenvolvidas em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de ensino de Ponta Grossa/PR, havendo entre os alunos, uma, com deficiência intelectual. Também participaram do estudo alunas do Curso de Formação de Docentes (CFD) dessa escola, a professora pesquisadora e quatro professores. A ação pedagógica desenvolvida com a turma foi sistematizada em um caderno de atividades pedagógicas com uma sequência didática voltada para o ensino de Ciências Naturais, organizado de forma interdisciplinar, com ênfase na mediação do professor tutor como coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem da criança com deficiência, uma vez que a relação de tutela é vista como benéfica tanto para aquele que ajuda, o tutor, quanto aquele que é ajudado, o tutorado. Por meio do processo de tutoria pode-se ajustar a resposta educativa às necessidades particulares dos alunos, perante adaptações curriculares e metodológicas. Os resultados da pesquisa confirmaram a necessidade da presença de um professor tutor para o atendimento educacional especializado, mediando o processo de ensino e de aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais para que a inclusão realmente se efetive.[1]                     Atividades Pedagógicas de Inclusão para o Aluno com Necessidades Educativas Especiais: uma proposta colaborativa com docentes em formação[2]                     Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia[3]                     Universidade Tecnológica Federal do Paraná      

Publicado

2016-06-03

Cómo citar

Costa, A. M. de F., de Lima, S. A., Stadler, R. de C. da L., & Carletto, M. R. (2016). A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS COM ALUNOS ESPECIAIS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 20(1), 127–141. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p127