A APRENDIZAGEM NUM MUSEU DE CIÊNCIA E O PAPEL DO MONITOR
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p167Palabras clave:
Museus de ciência, Monitor num museu, Comunicação da ciênciaResumen
A importância atribuída aos museus de ciências com respeito ao papel educativo que eles podem desempenhar tem ganhado vulto nas últimas décadas. Entre a intenção dos idealizadores de uma exposição e a percepção e possíveis leituras dos visitantes para o que encontram, há uma distância a considerar. Neste trabalho é pesquisada a participação dos monitores que operam na Estação Ciência da USP, acompanhando grupos de estudantes. O processo que se desenvolve na interação com os visitantes tem a intenção de comunicar o conhecimento científico envolvido no objeto em exposição e a situação é permeada por interações sociais que, numa visão vigotskiana sobre a aprendizagem, devem favorecer a construção dos conceitos científicos. O foco, no entanto, está em perceber características dos discursos dos monitores tendo em vista a comunicação científica; os resultados mostram que essa comunicação fica aquém das intenções, mostrando um discurso com ideias inconsistentes, simplistas, pobres em analogias, sem rigor científico.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.