Sobre a Revista

A Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) é uma revista internacional de publicação quadrimestral, indexada, voltada exclusivamente para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais, quando enfocadas de maneira integrada).

Este periódico tem como objetivo principal a divulgação aberta de trabalhos relevantes e originais em pesquisa em ensino de Ciências para a comunidade internacional de pesquisadores, em especial, da América Latina e península Ibérica.

ISSN: 1518-8795

 

Chamada para Número Especial da IENCI: O Risco e a Incerteza na Educação Científica

As sociedades contemporâneas operam sob condições de risco e incerteza que reconfiguram tanto os desafios públicos quanto o papel da educação científica. Emergências climáticas, controvérsias tecnocientíficas e a circulação massiva de desinformação exigem novas formas de compreender como o conhecimento científico pode apoiar processos de deliberação, tomada de decisão e justiça socioambiental. A literatura internacional tem avançado nesse debate, mas sua incorporação sistemática no contexto brasileiro e latino-americano ainda permanece limitada.

Este número especial busca reunir investigações que examinem essa interface sob múltiplas perspectivas: epistemologias e pedagogias do risco, agência e tomada de decisão, riscos epistêmicos e desinformação, vulnerabilidade e justiça socioambiental, além dos desafios para a formação docente. Convidamos pesquisadores e pesquisadoras a submeter manuscritos teóricos ou empíricos alinhados a esses eixos. A chamada completa está disponível [neste link].

Submissões até 31 de maio de 2026.
No momento da submissão, informe no campo “Comentários para o editor” que o manuscrito se destina ao número especial.

Editores convidados:

Ernani Rodrigues- UFES
Giselle Watanabe- UFABC
Samuel Schnorr - UnB
Maurício Pietrocola - USP

Edição Atual

v. 30 n. 3 (2025): Dezembro de 2025 (em aberto)
Publicado: 2025-11-24
Ver Todas as Edições

 ISSN: 1518-8795