ALÉM DA DETECÇÃO DE MODELOS MENTAIS DOS ESTUDANTES UMA PROPOSTA REPRESENTACIONAL INTEGRADORA

Autores

  • Ileana Maria Greca PPGCIEM-ULBRA
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física – UFRGS

Palavras-chave:

modelos mentais, campos conceituais, esquemas, invariantes operatórios, mudança conceitual

Resumo

Neste trabalho discutimos algumas limitações do referencial teórico dos modelos mentais para a pesquisa em Ensino de Ciências. A partir da análise da teoria dos campos conceituais de Vergnaud propomos uma abordagem que, integrando elementos de ambos referenciais, poderia permitir uma melhor compreensão de alguns processos cognitivos na aprendizagem de conceitos científicos. Finalmente indicamos possíveis implicações desta abordagem para a pesquisa e para o ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2016-11-16

Como Citar

Greca, I. M., & Moreira, M. A. (2016). ALÉM DA DETECÇÃO DE MODELOS MENTAIS DOS ESTUDANTES UMA PROPOSTA REPRESENTACIONAL INTEGRADORA. Investigações Em Ensino De Ciências, 7(1), 31–53. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/568

Edição

Seção

Artigos