CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: INVESTIGANDO UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES REFERENTE À EVOLUÇÃO BIOLÓGICA HUMANA

Autores

  • Marcelo Erdmann Bulla Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil. R. Universitária, 1619 – Bairro Universitário, Cascavel-PR.
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil. R. Universitária, 1619 – Bairro Universitário, Cascavel-PR.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p01

Palavras-chave:

Controvérsias Científicas, Evolução Biológica Humana, Formação Continuada

Resumo

A pesquisa aqui apresentada tem como tema central a evolução biológica humana, suas controvérsias científicas e a formação continuada de professores de ciências e biologia. Avaliamos o desenvolvimento de uma sequência didática sobre o tema, enfatizando a controvérsia científica referente ao suposto fóssil hominídeo Ardipithecus ramidus (“Ardi”) em um curso de formação continuada para professores de Ciências e Biologia da rede básica pública de Cascavel-PR e região. O trabalho empírico envolveu a coleta de dados a partir das respostas fornecidas pelos professores a um questionário inicial e a um final. As análises e discussões dos dados permitiram evidenciar a importância das controvérsias científicas para o desenvolvimento do conhecimento científico e a urgência em inserir o conteúdo de evolução humana em disciplinas na formação inicial de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. É necessário também o oferecimento de cursos de formação continuada, que abordem tais conteúdos, para os docentes já inseridos nas escolas. Concluímos que ensinar biologia e ciências utilizando controvérsias científicas pode constituir-se em satisfatória ferramenta pedagógica para apresentar a história e a natureza da ciência, uma vez que a atividade científica é permeada por conflitos.

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Bulla, M. E., & Meglhioratti, F. A. (2016). CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: INVESTIGANDO UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES REFERENTE À EVOLUÇÃO BIOLÓGICA HUMANA. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(2), 01–29. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p01

Edição

Seção

Artigos