O TRUNCAMENTO DA SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE FÍSICA

Autores/as

  • Anne Louise Scarinci USP/Instituto de Física
  • Jesuína Lopes de Almeida Pacca Rua do Matão, Tv.R, 187, Cidade Universitária, São Paulo – SP.

Palabras clave:

desenvolvimento profissional docente, formação de professores, construtivismo, ensino de física, planejamento do ensino

Resumen

Este trabalho resulta de uma pesquisa observacional, realizada junto a professores de física em formação contínua. Partimos do reconhecimento do aprendizado incipiente dos professores nos cursos, a contar pelas poucas mudanças resultantes em sua atuação. Ao estudarmos as tentativas de professores de levar as propostas que aprendiam nos cursos para a sala de aula, observamos que tais tentativas frequentemente originavam um truncamento na sequência pedagógica, que causava um incômodo muito grande e uma tendência a retornar para a prática “antiga”. Em que consiste esse truncamento? Quais obstáculos (conceituais/epistemológicos) os causam? Essa pergunta nos motivou a estudar as características da atuação docente e sua evolução/oscilação, motivada pelo curso de formação. Relacionamos o truncamento da sequência pedagógica com a incoerência nas estratégias e atitudes do professor, que, mantendo aspectos de sua prática ainda embasados na teoria antiga, ensaia incluir procedimentos da nova. Concluímos que a aplicação de uma nova teoria de ensino requer mudança atitudinal de base, mais fundamental que mudanças nas estratégias de ensino, estas passíveis de planejamento.

Publicado

2016-06-08

Cómo citar

Scarinci, A. L., & Pacca, J. L. de A. (2016). O TRUNCAMENTO DA SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE FÍSICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 18(3), 681–696. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/120