ABORDANDO A ISOMERIA EM COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS: UMA ATIVIDADE FUNDAMENTADA NO USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores/as

  • José Neto Euzébio Simões Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada Fazenda Saco, s/n, caixa postal 063, Serra Talhada - PE
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco - Departamento de Química Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife-PE
  • Cristiano Júnior de Almeida Cardoso Marcelino Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-Graduação em Educação Campus Lagoa Seca, Natal-RN

Palabras clave:

Situações-problema, Isomeria, Formação de Professores de Química

Resumen

Esse estudo procurou investigar: i) a compreensão em isomeria por futuros professores de química no início da sua formação; e ii) a construção do conceito de isômeros após uma abordagem centrada em situações-problema. Foram elaboradas duas situações-problema relacionadas à isomeria (contexto histórico e aplicações medicinais). Um material didático textual desenvolvido para essa finalidade e modelos moleculares concretos foram utilizados como sistema de recursos no processo de resolução das situações-problema (SP’s) propostas. Os dados foram obtidos utilizando um questionário, observação de campo e uma entrevista semi-estruturada, e analisados de acordo com as ideias apresentadas por Meirieu (998). As duas SP’s apresentaram obstáculos, transponíveis para apenas alguns dos nove grupos que a responderam. Percebemos o uso não adequado do conceito de isômeros em muitas das respostas consideradas pouco satisfatórias ou insatisfatórias.

Publicado

2016-06-13

Cómo citar

Simões, J. N. E., Campos, A. F., & Marcelino, C. J. de A. C. (2016). ABORDANDO A ISOMERIA EM COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS: UMA ATIVIDADE FUNDAMENTADA NO USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 18(2), 327–346. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/133