ABORDANDO A ISOMERIA EM COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS: UMA ATIVIDADE FUNDAMENTADA NO USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Palabras clave:
Situações-problema, Isomeria, Formação de Professores de QuímicaResumen
Esse estudo procurou investigar: i) a compreensão em isomeria por futuros professores de química no início da sua formação; e ii) a construção do conceito de isômeros após uma abordagem centrada em situações-problema. Foram elaboradas duas situações-problema relacionadas à isomeria (contexto histórico e aplicações medicinais). Um material didático textual desenvolvido para essa finalidade e modelos moleculares concretos foram utilizados como sistema de recursos no processo de resolução das situações-problema (SP’s) propostas. Os dados foram obtidos utilizando um questionário, observação de campo e uma entrevista semi-estruturada, e analisados de acordo com as ideias apresentadas por Meirieu (998). As duas SP’s apresentaram obstáculos, transponíveis para apenas alguns dos nove grupos que a responderam. Percebemos o uso não adequado do conceito de isômeros em muitas das respostas consideradas pouco satisfatórias ou insatisfatórias.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.