REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA NUTRIÇÃO: PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE QUÍMICA

Autores/as

  • Carlos Ventura Fonseca Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS Av. Paulo Gama, s/n°, prédio 12.201, 7° andar 90046-900 - Porto Alegre, RS – Brasil
  • Rochele de Quadros Loguercio Instituto de Química – UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 91501-970 - Porto Alegre, RS – Brasil

Palabras clave:

Química, Nutrição, Representações Sociais

Resumen

No presente trabalho, apresentamos as etapas de produção de um material didático de Química (unidade temática sobre nutrição), bem como os resultados de sua aplicação em uma sala de aula da educação básica. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública do Rio Grande do Sul, em que o pesquisador atuou explorando a sua própria prática docente, tendo como referência os registros realizados em seu diário de campo e as produções escritas dos educandos. O trabalho se centralizou na investigação, através de questionário, das representações sociais dos alunos, que nortearam os tópicos a serem abordados na unidade temática, bem como nos efeitos desse enfoque na dinâmica do ensino. Complementarmente, outras ações foram concretizadas, tais como a análise das relações entre o tema da nutrição e os conhecimentos químicos apresentadas pelos livros didáticos de Química, pelas pesquisas do campo da Educação em Química/Ciências e pelos documentos orientadores do ensino médio. Verificou-se que, ao ser considerada a organização das representações dos alunos em um ambiente pedagógico problematizador, a capacidade dos mesmos de interagir com conceitos científicos foi potencializada, facilitando os processos de aprendizagem.

Publicado

2016-06-13

Cómo citar

Fonseca, C. V., & Loguercio, R. de Q. (2016). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA NUTRIÇÃO: PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 18(2), 407–437. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/139