EDUCAÇÃO EM QUÍMICA, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: REVISÃO DE PESQUISAS BRASILEIRAS (2002-2015)
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p179Palavras-chave:
formação de professores, trabalho docente, educação em químicaResumo
Neste trabalho apresentamos uma revisão da literatura sobre a temática da formação e do trabalho docente e sua relação com a área da Educação em Química, abrangendo 260 artigos que constam na base de dados SciELO - Scientific Electronic Library Online, no período de 2002 a 2015. A metodologia utilizada é definida como análise documental, tendo em vista a riqueza de informações extraídas dos documentos consultados, bem como a estabilidade das fontes de dados. Consideramos os enfoques apresentados pelas pesquisas e as principais críticas que são atribuídas às ações governamentais relacionadas ao tema. Verificamos que, com relação à formação de professores, preponderam as discussões sobre as políticas, as questões curriculares, as experiências e propostas que ocorrem nas instituições formadoras. No tocante ao trabalho docente, destacam-se os debates sobre as condições de sua realização, os salários e os planos de carreira, além de outros aspectos que compõem a identidade profissional docente.Referências
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