Chemistry Education, Teacher Education and Teaching Work: reflections arising from Brazilian research (2002-2015)

Authors

  • Carlos Ventura Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p179

Keywords:

teacher education, teaching work, chemistry education.

Abstract

In this work we present a literature review as having thematic training and teaching work, covering 260 articles contained in the database SciELO - Scientific Electronic Library Online and considering the period from 2002 to 2015. We analyze the approaches presented by the research and the main criticisms that are assigned to government actions linked to the topic of interest. We found that, with regard to teacher training predominates discussions about policies, curriculum issues, experiences and proposals that occur in educational institutions. With regard to teaching, highlight the debates about the conditions of its realization, wages and career plans, and other aspects that make up the identity of the magisterium.

Author Biographies

Carlos Ventura Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), com Mestrado em Química, na linha de pesquisa Educação em Química (2010) e Licenciatura em Química (2007) na mesma universidade. Foi professor da rede estadual e da rede particular de ensino médio do Rio Grande do Sul durante 5 anos. Desde 2013 atua como professor efetivo do magistério federal, tendo vínculo com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Nessa instituição, lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (NEPEC). Tem experiência na área de Educação em Química/Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, ensino de Química/Ciências, materiais didáticos e formação inicial e continuada de professores.

Flávia Maria Teixeira dos Santos, UFRGS

Flávia Maria Teixeira dos Santos é Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Formiga (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Fez pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, de 2011 a 2012. Foi professora da Educação Básica por 13 anos e, desde 2001, atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa. Foi coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS no período de 2009 a 2011. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI-CAPES-UC) na UFRGS. É co-editora da Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, dinâmica das interações, interações discursivas em sala de aula e ensino-aprendizagem de Química. 

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Published

2016-10-13

How to Cite

Fonseca, C. V., & dos Santos, F. M. T. (2016). Chemistry Education, Teacher Education and Teaching Work: reflections arising from Brazilian research (2002-2015). Investigations in Science Education, 21(2), 179–199. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p179

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