FORMADORES DE PROFESSORES: ANÁLISE DE ESTRATÉGIA QUE OS TORNAM BEM SUCEDIDOS JUNTO AOS ESTUDANTES

Autores

  • Ana Luiza de Quadros Departamento de Química – Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Eduardo Fleury Mortimer Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p12

Palavras-chave:

formação de professores, Ensino Superior, estratégias de ensino

Resumo

Apenas nas últimas décadas a atuação dos formadores de professores, que cursaram programas de pós-graduação em campo específico do saber, tem recebido atenção, em termos de pesquisa.  Com o objetivo principal de analisar as estratégias usadas por professores de Ensino Superior que atuam na formação de professores, selecionamos quatro professores de Química, bem aceitos pelos estudantes, sendo dois que classificam as próprias aulas como mais interativas e dois como menos interativas. Para isso, gravamos em vídeo e analisamos um conjunto de aulas de cada um deles, primeiro em análise mais panorâmica e depois fazendo a microanálise. Posteriormente compartilhamos essas análises com os sujeitos investigados, para investigar como construíram essas estratégias. Observamos características comuns entre eles durante a análise panorâmica. Na microanálise, identificamos estratégias diferenciadas entre o grupo de professores cujas aulas são interativas e o daqueles cujas aulas são menos interativas. Essas estratégias foram construídas usando os professores que tiveram como modelo (para os menos interativos) ou como contramodelo (para os mais interativos). 

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Publicado

2016-05-25

Como Citar

Quadros, A. L. de, & Mortimer, E. F. (2016). FORMADORES DE PROFESSORES: ANÁLISE DE ESTRATÉGIA QUE OS TORNAM BEM SUCEDIDOS JUNTO AOS ESTUDANTES. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(1), 12–30. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p12

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