EVOCAÇÃO ESPONTÂNEA DO PENSAMENTO METACOGNITIVO NAS AULAS DE FÍSICA: ESTABELECENDO COMPARAÇÕES COM AS SITUAÇÕES COTIDIANAS
Palabras clave:
pensamento metacognitivo, Física, ensino médioResumen
O presente trabalho refere-se a um estudo realizado com estudantes do primeiro ano do ensino médio em uma escola particular do município de Passo Fundo/RS, no qual foi investigada a utilização do pensamento metacognitivo por esses alunos, em atividades na escola e na vida cotidiana. O objetivo foi confrontar as formas como eles recorrem ao pensamento metacognitivo, considerado inerente ao ser humano e diferencial entre os estudantes bem e mal-sucedidos em Física, conforme mostram os resultados de pesquisas relativas à resolução de problemas. Com base nas respostas dadas a dois questionários, cada qual desenvolvido de forma a pesquisar as ações de pensamento dos estudantes em distintos contextos investigados (atividades experimentais e situações cotidianas), discutem-se os resultados em relação a duas categorias estabelecidas (conhecimento do conhecimento; controle executivo/autorregulador), tendo por referência o entendimento do termo metacognição, cujo significado se mostra polissêmico na literatura, carecendo de delimitações em relação ao objeto de estudo. Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes apresentam um pensamento metacognitivo e fazem uso dele quando lhes convêm. Contudo, só o fazem quando a situação exige, aqui expressa pelos contingentes de sua atuação em situações cotidianas consideradas por eles como de interesse. No ambiente escolar, essa forma de pensamento se mostrou ausente para a maioria dos estudantes, uma vez que, por não ser exigida pelo professor, não foi assumida por esses. Assim, ao final do estudo, aponta-se a importância da necessidade de que o professor estabeleça situações didáticas de evocação explícita do pensamento metacognitivo, ultrapassando o entendimento dessa evocação como algo espontâneo nos estudantes.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.