ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA GUIADA POR QUESTIONAMENTOS METACOGNITIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p291

Palavras-chave:

metacognição, ensino de Física, Ensino Médio, Autorregulação

Resumo

O estudo parte do pressuposto de que o pensamento metacognitivo representa uma possibilidade de qualificar a aprendizagem em Física e, a partir disso, estrutura ações didáticas orientadas à sua ativação, de modo a avaliar a pertinência junto a estudantes do ensino médio. Como questão central infere a seguinte pergunta: que efeitos são percebidos nos e pelos estudantes em termos da utilização do pensamento metacognitivo, frente a um processo de intervenção didática em Física guiado por estratégias metacognitivas? Para respondê-la, o estudo se ocupa de desenhar e aplicar em cinco encontros, um conjunto de atividades orientadas por questionamentos metacognitivos a partir do estudo de Rosa (2011), para abordar tópicos de hidrostática no segundo ano do ensino médio, por meio de atividades remotas síncronas. A pesquisa de abordagem qualitativa, vincula-se a análise dessas atividades em termos de favorecedora da ativação do pensamento metacognitivo, recorrendo à produção de dados por meio de um questionário respondido pelos estudantes antes e depois da intervenção e por gravações dos diálogos desses estudantes durante as atividades. Como resultado, o estudo aponta que para os quatro estudantes participantes, ocorreu uma evolução no uso do pensamento metacognitivo, porém em distintas proporções e para diferentes elementos metacognitivos. O estudo aponta, ainda, que as estratégias metacognitivas se revelam pertinentes de serem associadas às atividades de ensino, uma vez que oportunizam momentos de tomada de consciência dos estudantes sobre seus conhecimentos, bem como oportunizam um controle sobre suas ações.

Biografia do Autor

Marivane de Oliveira Biazus, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação (UPF) Mestre em Ensino de Ciências e Matema´tica (UPF) Licenciada em Matemática (UCS) Licenciada em Física (UPF) Professora do Curso de Física - L  Universidade de Passo Fundo Professora de Física na Educaõa Básica - rede pública e privada de ensino

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UPF Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - UPF

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Luiz Marcelo Darroz Doutor em Educação em Ciências (UFRGS) Mestre em Ensino de Física (UFRGS) Licenciatura em Matemática (UPF) Licenciatura em Física (UFSM) Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Professora do Curso de Física-L Universidade de Passo Fundo

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Biazus, M. de O., Rosa, C. T. W. da, & Darroz, L. M. (2022). ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA GUIADA POR QUESTIONAMENTOS METACOGNITIVOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(3), 291–307. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p291

Edição

Seção

Artigos