ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA GUIADA POR QUESTIONAMENTOS METACOGNITIVOS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p291Palabras clave:
metacognição, ensino de Física, Ensino Médio, AutorregulaçãoResumen
O estudo parte do pressuposto de que o pensamento metacognitivo representa uma possibilidade de qualificar a aprendizagem em Física e, a partir disso, estrutura ações didáticas orientadas à sua ativação, de modo a avaliar a pertinência junto a estudantes do ensino médio. Como questão central infere a seguinte pergunta: que efeitos são percebidos nos e pelos estudantes em termos da utilização do pensamento metacognitivo, frente a um processo de intervenção didática em Física guiado por estratégias metacognitivas? Para respondê-la, o estudo se ocupa de desenhar e aplicar em cinco encontros, um conjunto de atividades orientadas por questionamentos metacognitivos a partir do estudo de Rosa (2011), para abordar tópicos de hidrostática no segundo ano do ensino médio, por meio de atividades remotas síncronas. A pesquisa de abordagem qualitativa, vincula-se a análise dessas atividades em termos de favorecedora da ativação do pensamento metacognitivo, recorrendo à produção de dados por meio de um questionário respondido pelos estudantes antes e depois da intervenção e por gravações dos diálogos desses estudantes durante as atividades. Como resultado, o estudo aponta que para os quatro estudantes participantes, ocorreu uma evolução no uso do pensamento metacognitivo, porém em distintas proporções e para diferentes elementos metacognitivos. O estudo aponta, ainda, que as estratégias metacognitivas se revelam pertinentes de serem associadas às atividades de ensino, uma vez que oportunizam momentos de tomada de consciência dos estudantes sobre seus conhecimentos, bem como oportunizam um controle sobre suas ações.Citas
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