RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA ENVOLVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p31Palavras-chave:
Ensino de Física, Estratégias metacognitivas, Formação inicial de professores, Resolução de problemasResumo
A metacognição tem recebido atenção especial nos estudos que envolvem a aprendizagem e, aos poucos, vem ocupando espaço no contexto educacional, especialmente por favorecer a autonomia e potencializar a aprendizagem. A partir dessa identificação e tendo por base o estudo de Rosa (2011), que mostrou a pertinência de sua associação com as atividades experimentais em Física, o presente estudo ocupa-se de desenvolver e analisar propostas didáticas que permitam a aproximação desse constructo com a resolução de problemas em Física. O objeto do estudo situa-se em identificar as possibilidades de associar as estratégias metacognitivas com a resolução de problemas em Física, avaliando a sua pertinência didática na voz de futuros professores. Para atingir o objetivo pretendido, o estudo estrutura de distintas formas quatro propostas didáticas de resolução de problemas orientadas pela metacognição e aplica com alunos de um curso de Física - Licenciatura. A análise dos dados coletados permitiu apontar para a viabilidade das quatro propostas didáticas estruturadas e evidenciou que os futuros professores têm uma preocupação em oportunizar a qualificação da aprendizagem de seus futuros alunos e, para isso, se mostram abertos a discutir e analisar alternativas didáticas. Além disso, evidenciou que as propostas podem representar benefícios à aprendizagem, especialmente em termos de contribuir para que os estudantes sejam mais reflexivos e autônomos em suas aprendizagens. Ainda, representou uma oportunidade de aprendizagens de estratégias de ensino que podem ser empregadas nas ações docentes futuras.Referências
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