RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA ENVOLVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p31

Palavras-chave:

Ensino de Física, Estratégias metacognitivas, Formação inicial de professores, Resolução de problemas

Resumo

A metacognição tem recebido atenção especial nos estudos que envolvem a aprendizagem e, aos poucos, vem ocupando espaço no contexto educacional, especialmente por favorecer a autonomia e potencializar a aprendizagem. A partir dessa identificação e tendo por base o estudo de Rosa (2011), que mostrou a pertinência de sua associação com as atividades experimentais em Física, o presente estudo ocupa-se de desenvolver e analisar propostas didáticas que permitam a aproximação desse constructo com a resolução de problemas em Física. O objeto do estudo situa-se em identificar as possibilidades de associar as estratégias metacognitivas com a resolução de problemas em Física, avaliando a sua pertinência didática na voz de futuros professores. Para atingir o objetivo pretendido, o estudo estrutura de distintas formas quatro propostas didáticas de resolução de problemas orientadas pela metacognição e aplica com alunos de um curso de Física - Licenciatura. A análise dos dados coletados permitiu apontar para a viabilidade das quatro propostas didáticas estruturadas e evidenciou que os futuros professores têm uma preocupação em oportunizar a qualificação da aprendizagem de seus futuros alunos e, para isso, se mostram abertos a discutir e analisar alternativas didáticas. Além disso, evidenciou que as propostas podem representar benefícios à aprendizagem, especialmente em termos de contribuir para que os estudantes sejam mais reflexivos e autônomos em suas aprendizagens. Ainda, representou uma oportunidade de aprendizagens de estratégias de ensino que podem ser empregadas nas ações docentes futuras.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSCDocente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UPFDocente no Programa de Pós-Graduação em Educação - UPF

Caroline Maria Ghiggi, Universidade de Passo Fundo

Licenciatura em FísicaMestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

Rosa, C. T. W. da, & Ghiggi, C. M. (2018). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA ENVOLVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(3), 31–59. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p31

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Artigos