REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Arthur Philipe Cândido de Magalhães UNIVERSIDADE DE BURGOS - ESPANHA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR) - BRASIL CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE RORAIMA. http://orcid.org/0000-0002-3404-9211
  • Jesus Angel Meneses Villagrá UNIVERSIDADE DE BURGOS - ESPANHA DEPARTAMENTO DE DIDÁTICAS ESPECÍFICAS http://orcid.org/0000-0003-4839-0418
  • Ileana María Greca UNIVERSIDADE DE BURGOS - ESPANHA DEPARTAMENTO DE DIDÁTICAS ESPECÍFICAS http://orcid.org/0000-0003-3674-7985

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p85

Palabras clave:

Experimentação nos anos iniciais, Metodologias investigativas, Anos iniciais do ensino fundamental, Conceitos, habilidades e atitudes científicas

Resumen

Este artigo apresenta uma revisão de estudos empíricos que envolvem processos de ensino e aprendizagem cujo objetivo é contribuir com a área de Educação em Ciências interessada em compreender o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, coletaram-se dados em publicações de periódicos brasileiros e espanhóis, bem como no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. A análise foi feita sob a perspectiva teórica de Bardin (2011) e os resultados foram discutidos a partir das seguintes categorias: (1) utilização de metodologia que fazem uso de um processo investigativo associado à experimentação; (2) efeitos dessas metodologias na aprendizagem conceitual, procedimental (habilidades) e atitudinal dos estudantes; e (3) dificuldades apresentadas pelos estudantes nas atividades desenvolvidas. Foram constatadas algumas implicações, como a elaboração de um planejamento integrado que favoreça um ambiente propício ao desenvolvimento de conceitos, habilidades e atitudes científicas que possibilitem aos estudantes a construção de noções necessárias para um posicionamento crítico e socialmente responsável, fundamentado em argumentos e evidências científicas.

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Publicado

2022-05-01

Cómo citar

Magalhães, A. P. C. de, Villagrá, J. A. M., & Greca, I. M. (2022). REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 27(1), 85–107. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p85