DO SILÊNCIO À DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO EM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p190

Palabras clave:

Formação de Professores, Educação para a Diversidade, Interseccionalidade, Gênero e Educação

Resumen

A presença das mulheres na universidade e na pesquisa pode ser considerada uma posição de resistência, visto que o gênero feminino enfrenta diversas problemáticas para se fazer presente nestes e em outros espaços de poder. Como forma de quebrar o silêncio perante algumas problemáticas de gênero, este artigo apresenta resultados de uma intervenção didática desenvolvida para o componente curricular de História e Filosofia da Ciência, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática de uma Universidade Federal. Neste artigo, se discutem questões que atravessam a diversidade de gênero em diferentes espaços, em especial, no acadêmico e escolar. As categorias emergentes nele apresentadas se deram a partir dos registros de aulas e questionários realizados pelos docentes matriculados no componente curricular, desenvolvidas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados permitem compreender que a atividade proposta teve seu objetivo atingido em questão da promoção da discussão sobre gênero em diferentes espaços. Evidenciou-se ademais que o meio acadêmico ainda não é um espaço representativo, e que o silêncio e os desabafos de professores sobre as questões que envolvem representatividade e diversidade denotam a importância de espaços de informação, de formação e de reflexão, na formação inicial e continuada, na escola e na sociedade como um todo.

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Publicado

2023-05-02

Cómo citar

Soares Bento, A., Cury Soares, A., dos Santos Pastoriza, B., & Sangiogo, F. A. (2023). DO SILÊNCIO À DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO EM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 28(1), 190–212. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p190