A CONSTRUÇÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO SOBRE A SÍNTESE NEWTONIANA A PARTIR DE ATIVIDADES EM GRUPOS

Autores

  • Elder Sales Teixeira Departamento de Física/UEFS; PPGEFHC/UFBA-UEFS
  • Climério Paulo Neto da Silva Instituto de Física/UFBA; bolsista PIBIC/CNPq/UFBA
  • Olival Jr. Freire Instituto de Física/UFBA; PPGEFHC/UFBA-UEFS
  • Ileana Maria Greca Departamento de Física, Universidad de Burgos, España

Palavras-chave:

Argumentação, Abordagem Contextual, Síntese Newtoniana, Atividades em Grupos.

Resumo

Este trabalho investiga a qualidade da argumentação dos alunos sobre a síntese newtoniana e a relação da qualidade dessa argumentação com o texto referência usado nas atividades em grupos desenvolvidas numa disciplina do Curso Noturno de Licenciatura em Física da UFBA. A pesquisa foi feita com alunos da disciplina Física Básica – I, que usa uma abordagem contextual de ensino, e desenvolvida através de método qualitativo com observação participativa, vídeo- e áudio-gravação das aulas. Foi usado, como instrumento de análise, a estrutura de argumentação de Toulmin. Resultados indicaram que a discussão em grupos e entre os grupos propiciou a construção de uma argumentação coletiva satisfatória, embora com limitações, sobre a síntese newtoniana e que a abordagem contextual, através do texto referência - que discute a experiência de pensamento da ‘queda da lua’ de Newton como fundamental para a síntese newtoniana - exerceu um papel fundamental na qualidade da construção dos discursos dos alunos.

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Teixeira, E. S., da Silva, C. P. N., Freire, O. J., & Greca, I. M. (2016). A CONSTRUÇÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO SOBRE A SÍNTESE NEWTONIANA A PARTIR DE ATIVIDADES EM GRUPOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 15(1), 61–95. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/316

Edição

Seção

Artigos