O USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A BACIA HIDROGRÁFICA COMO TEMA DE ESTUDO

Autores

  • Valéria Brumato Regina Fornazari Departamento de Ciências Biológicas Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5.790, Maringá, Paraná, Brasil
  • Ana Tiyomi Obara Departamento de Ciências Biológicas Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5.790, Maringá, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p166

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, relação teórico-prática, formação continuada, interdisciplinaridade.

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar as concepções e práticas de um grupo de professores de Ciências da Natureza de escolas localizadas no Estado do Paraná - Brasil sobre o uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino e aprendizagem para o estudo do tema: bacia hidrográfica. Para tanto, foi realizado um curso de formação continuada para os professores sobre a temática em questão, cujos dados foram levantados por meio de questionários aplicados antes do curso e após o desenvolvimento das oficinas pelos professores, além de filmagens, gravações e memorial descritivo, analisados segundo a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, os professores buscaram a problematização nas oficinas pedagógicas, bem como a mediação docente, objetivando a superação do senso comum. A participação dos alunos foi o maior avanço proporcionado pelas oficinas; em contrapartida, a interdisciplinaridade e a problematização do ensino foram os pressupostos limitantes para a execução das mesmas. Ficou evidente que o trabalho desenvolvido promoveu uma melhor compreensão das oficinas pedagógicas enquanto possibilidade para o ensino de ciências, demonstrando a necessidade de maiores investimentos na formação continuada de professores para fomentar o desenvolvimento de práticas docentes que possam atender as demandas atuais do ensino de ciências.

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Publicado

2017-08-27

Como Citar

Fornazari, V. B. R., & Obara, A. T. (2017). O USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A BACIA HIDROGRÁFICA COMO TEMA DE ESTUDO. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(2), 166–185. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p166

Edição

Seção

Artigos