O ENSINO DE CIÊNCIAS: FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS QUE LIMITAM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PELO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Luciana Bandeira da Costa Ramos Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Paulo Ricardo da Silva Rosa Departamento de Física Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

ensino de ciências, atividades experimentais, séries iniciais.

Resumen

Neste artigo analisamos quais são os fatores que levam o professor dos anos iniciais a não utilizar atividades experimentais como componente regular do seu fazer pedagógico. Para investigar essa questão, foi utilizada uma metodologia de tipo qualitativa, que envolveu um Opiniário (respondido por 44 professoras dos anos iniciais), entrevistas com um grupo de professoras e a análise dos livros utilizados pelos professores. Nossos resultados mostram que a falta de apoio, a falta de orientação pedagógica e a falta de preparo nos cursos de formação de professores são os principais responsáveis pelo fato de o professor não utilizar a experimentação de forma sistemática.

Publicado

2016-10-21

Cómo citar

Ramos, L. B. da C., & Rosa, P. R. da S. (2016). O ENSINO DE CIÊNCIAS: FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS QUE LIMITAM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PELO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 13(3), 299–331. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/444

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