INVESTIGANDO A PESQUISA EDUCACIONAL. UM ESTUDO ENFOCANDO DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL

Autores/as

  • Paulo Marcelo Marini Teixeira Departamento de Ciências Biológicas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jorge Megid Neto Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Pesquisa Educacional, Estado da Arte, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia

Resumen

O artigo apresenta breve resgate histórico sobre a gênese da pesquisa em Educação no Brasil, situando o aparecimento e desenvolvimento da pesquisa em Ensino de Ciências, com destaque para a pesquisa desenvolvida no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação e Educação em Ciências. Destaca a relevância dos estudos denominados de “estado da arte”, como um gênero de investigação fundamental para estudos analíticos da produção em determinada área de pesquisa e discute os procedimentos básicos a serem desenvolvidos em investigações dessa natureza. Por fim, apresenta algumas tendências da pesquisa sobre a produção acadêmica brasileira em Ensino de Biologia, constituída na forma de dissertações e teses produzidas no período entre 1972 e 2003.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Teixeira, P. M. M., & Megid Neto, J. (2016). INVESTIGANDO A PESQUISA EDUCACIONAL. UM ESTUDO ENFOCANDO DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 11(2), 261–282. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/496