A IDENTIDADE DOCENTE E AS RELAÇÕES COM O SABER EM SALA DE AULA: UM ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p01

Palabras clave:

Identidade docente, Formação inicial de professores de Biologia, PIBID, Relação com o saber, Matriz 3x4

Resumen

Este artigo apresenta um instrumento apropriado para o estudo da identidade docente quando ela se encontra em situações de transição. O instrumento foi aplicado em dados provenientes de entrevistas realizadas com quatro estudantes de uma licenciatura em Ciências Biológicas, permitindo a análise das percepções desses estudantes sobre o ensino praticado pelo professor, sobre sua própria aprendizagem, sobre a relação do professor com o conteúdo e sobre a aprendizagem dos alunos do ensino básico. Os resultados confirmam que a identidade docente é construída essencialmente por meio das trocas sociais com outros professores e alunos. Conclui-se que a questão de ser ou não ser professor está profundamente relacionada à maneira como professores e alunos percebem, julgam, valorizam ou se comportam em relação ao lugar que o professor ocupa no triângulo didático-pedagógico.

Biografía del autor/a

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Professor sênior. Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Professora adjunta. Campus Cornélio Procópio.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Professora sênior. Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

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Publicado

2018-08-30

Cómo citar

Arruda, S. de M., de Araújo, R. N., & Passos, M. M. (2018). A IDENTIDADE DOCENTE E AS RELAÇÕES COM O SABER EM SALA DE AULA: UM ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 23(2), 01–17. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p01