O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p01

Palavras-chave:

Representação, Teoria dos Campos Conceituais, Psicologia Cognitiva

Resumo

Embora haja muitas pesquisas utilizando a teoria dos campos conceituais, o conceito de representação, central na psicologia cognitiva ainda é pouco abordado nelas, pois a maioria dessas investigações parece estar focada na detecção de invariantes operatórios. Nesse artigo, retomamos a noção de representação de Gérard Vergnaud e discutimos a diferença entre esse conceito e o de sistemas semióticos, na perspectiva dos Campos Conceituais. Trazemos o modelo de representação de Vergnaud e apresentamos, ainda, uma relação entre representação e realidade pautada nessa visão. Concluímos discutindo a aplicabilidade do conceito para pesquisas empíricas, propondo linhas de investigação relevantes para a pesquisa em conceitualização e reinterpretando problemas antigos persistentes, tais como a “mudança conceitual” e destacando a importância de uma visão desenvolvimental da representação para o Ensino de Ciências e Matemática.

Biografia do Autor

Glauco Cohen Ferreira Pantoja, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licenciado em FísicaMestre em Ensino de FísicaDoutor em Ensino de FísicaDocente da Universidade Federal do Oeste do Pará  Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFOPA)Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF-UFOPA) 

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Pantoja, G. C. F. (2023). O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(3), 01–23. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p01

Edição

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Artigos