QUANDO AS CRIANÇAS ARGUMENTAM: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO USO DE EVIDÊNCIAS EM AULAS INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Luiz Gustavo Franco Silveira Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Danusa Munford Centro de Ciências Naturais e Humanas Universidade Federal do ABC Av. dos Estados, 5001, Santo André, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p102

Palavras-chave:

Argumentação, Uso de Evidências, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Etnografia em Educação

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar a construção discursiva de práticas de uso de evidências durante argumentação em aulas de ciências em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental. Selecionamos um evento considerado telling case para análise de interações face a face. Buscamos nos apropriar de elementos da perspectiva etnográfica em educação e pressupostos da Teoria Pragma-dialética da Argumentação para desenvolver as análises. Nossos resultados indicam que a argumentação do grupo foi organizada em torno de dois focos; o primeiro, gerado por discordâncias relacionadas a questões mais diretivas, demandavam a apresentação de pontos de vista e argumentos/evidências; o segundo, gerado por discordâncias relacionadas a questões de teor metacognitivo, originou discussões em torno do uso de evidências. Além disso, indicamos a complexidade do processo de relacionar evidências a uma determinada conclusão, explorando uma interação na qual pontos de vista contrários foram sustentados pelas mesmas observações. Dialogamos com outras pesquisas em argumentação no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sugerimos implicações para a prática pedagógica e para pesquisa em Educação em Ciências.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Franco Silveira, Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mestre em educação pela UFMG interessado na pesquisa em Educação em Ciências sob a perspectiva etnográfica.

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

Franco Silveira, L. G., & Munford, D. (2017). QUANDO AS CRIANÇAS ARGUMENTAM: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO USO DE EVIDÊNCIAS EM AULAS INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(3), 102–124. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p102

Edição

Seção

Artigos