QUANDO AS CRIANÇAS ARGUMENTAM: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO USO DE EVIDÊNCIAS EM AULAS INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p102Palavras-chave:
Argumentação, Uso de Evidências, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Etnografia em EducaçãoResumo
O objetivo do presente estudo é analisar a construção discursiva de práticas de uso de evidências durante argumentação em aulas de ciências em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental. Selecionamos um evento considerado telling case para análise de interações face a face. Buscamos nos apropriar de elementos da perspectiva etnográfica em educação e pressupostos da Teoria Pragma-dialética da Argumentação para desenvolver as análises. Nossos resultados indicam que a argumentação do grupo foi organizada em torno de dois focos; o primeiro, gerado por discordâncias relacionadas a questões mais diretivas, demandavam a apresentação de pontos de vista e argumentos/evidências; o segundo, gerado por discordâncias relacionadas a questões de teor metacognitivo, originou discussões em torno do uso de evidências. Além disso, indicamos a complexidade do processo de relacionar evidências a uma determinada conclusão, explorando uma interação na qual pontos de vista contrários foram sustentados pelas mesmas observações. Dialogamos com outras pesquisas em argumentação no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sugerimos implicações para a prática pedagógica e para pesquisa em Educação em Ciências.Referências
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