A ETNOGRAFIA DE SALA DE AULA E ESTUDOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Danusa Munford Munford Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos 6627 Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Kely Cristina Nogueira Souto Centro Pedagógico, Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos 6627 Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Francisco Ângelo Coutinho Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos 6627 Belo Horizonte, Minas Gerais.

Palavras-chave:

, etnografia de sala de aula, ensino-aprendizagem de ciências, letramento científico, pesquisa qualitativa, anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

Nesse artigo pretendemos discutir o potencial da etnografia em educação para ampliar nossas concepções de aprender e de saber Ciências na escola. Trazemos discussões sobre o uso da etnografia na pesquisa em educação e como ela tem sido apropriada na Educação em Ciências, apontando tensões. Em seguida, apresentamos uma análise exploratória de interações discursivas em uma sala do 1o ano do Ensino Fundamental. As análises permitem ilustrar: i) a importância de reconhecer múltiplos contextos presentes em eventos de sala de aula (a instituição escolar, características da faixa etária, questões de gênero etc); ii) como perspectivas mais complexas e multifacetadas do que é aprender ciências na escola podem emergir a partir de estudos etnográficos. 

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

Munford, D. M., Souto, K. C. N., & Coutinho, F. Ângelo. (2016). A ETNOGRAFIA DE SALA DE AULA E ESTUDOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(2), 263–288. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/80

Edição

Seção

Artigos