AS ONTOLOGIAS DE UM DESASTRE AMBIENTAL. UM ESTUDO SOBRE UMA CONTROVÉRSIA INSTAURADA EM UMA LICENCIATURA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p222Palavras-chave:
Educação do campo, controvérsias, teoria ator-rede, ontologia.Resumo
A pesquisa aqui apresentada tem a intenção de contribuir para a compreensão das inter-relações entre o chamado “conhecimento acadêmico” e os conhecimentos e experiências de estudantes de uma Licenciatura em Educação do Campo, de uma universidade pública da região sudeste. Mais especificamente, interessa analisar as discussões que emergiram em duas aulas da turma de Ciências da Vida e da Natureza, com foco nos elementos presentes nas controvérsias que se instauraram nestes encontros. Fundamentada na teoria ator-rede, a pesquisa aponta para o fato de os licenciandos colocarem-se como sujeitos ativos que mobilizam conhecimentos, práticas e experiências que os fazem instaurar controvérsias em uma situação formativa e diante de conhecimentos autorizados pela universidade. Pôde-se perceber também uma ontologia rica em elementos relacionados às relações dinâmicas da economia, política, relações internacionais e hierarquias sociais. Deste modo, foi possível discernir elementos que compõem a realidade material com a qual os licenciandos estão amalgamados.Referências
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