AS ONTOLOGIAS DE UM DESASTRE AMBIENTAL. UM ESTUDO SOBRE UMA CONTROVÉRSIA INSTAURADA EM UMA LICENCIATURA DO CAMPO

Autores/as

  • Francisco Ângelo Coutinho Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901 http://orcid.org/0000-0003-4519-2870
  • Ana Paula Silva Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901
  • Fernanda Ferreira Santiago Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901
  • Elisa Sampaio de Faria Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p222

Palabras clave:

Educação do campo, controvérsias, teoria ator-rede, ontologia.

Resumen

A pesquisa aqui apresentada tem a intenção de contribuir para a compreensão das inter-relações entre o chamado “conhecimento acadêmico” e os conhecimentos e experiências de estudantes de uma Licenciatura em Educação do Campo, de uma universidade pública da região sudeste. Mais especificamente, interessa analisar as discussões que emergiram em duas aulas da turma de Ciências da Vida e da Natureza, com foco nos elementos presentes nas controvérsias que se instauraram nestes encontros. Fundamentada na teoria ator-rede, a pesquisa aponta para o fato de os licenciandos colocarem-se como sujeitos ativos que mobilizam conhecimentos, práticas e experiências que os fazem instaurar controvérsias em uma situação formativa e diante de conhecimentos autorizados pela universidade. Pôde-se perceber também uma ontologia rica em elementos relacionados às relações dinâmicas da economia, política, relações internacionais e hierarquias sociais. Deste modo, foi possível discernir elementos que compõem a realidade material com a qual os licenciandos estão amalgamados.

Biografía del autor/a

Francisco Ângelo Coutinho, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901

Sou graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com ênfase em Lógica e Filosofia da Ciência, e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Sou professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuo na graduação e na pós-graduação em Educação. Atuei como professor do ensino fundamental e médio, na rede pública e particular. Atuo em cursos de formação de professores desde 1995. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em formação de conceitos na ciência e no ensino. Tenho interesse principalmente pelos temas linguagem e cognição, materialidade da cognição, teorias da instrução, perfil conceitual, processos de comunicação (verbal e não verbal) em salas de aula de Ciências e Biologia e por teorias e modelos de categorização e suas consequências para o ensino e a aprendizagem em ciências e biologia. Outro foco de minhas reflexões e pesquisas é a formação de cientistas, principalmente na área de Ecologia. Faço parte dos Grupos de Pesquisa Linguagem e Cognição em Salas de Aula de Ciências (FaE-UFMG, liderado pelo Prof. Eduardo Fleury Mortimer) e História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas (Dep Biologia Geral-UFBA, liderado pelos Profs. Nei de Freitas Nunes Neto e Charbel Niño El-Han). Sou líder do grupo Processos e Relações na Produção e Circulação do Conhecimento. Este grupo interessa-se pelo desenvolvimento de um quadro teórico-metodológico que permita estudar a cognição em diferentes práticas sociomateriais e as relações entre o conhecimento científico, o conhecimento cotidiano e o conhecimento escolar. Investigamos como as práticas sociomateriais contribuem para a tomada de decisões e, nesse sentido, procuramos entender os processos de argumentação e justificação do conhecimento. Pesquisamos como os actantes, humanos e não humanos, formam redes e moldam os contextos de aprendizagem. Investigamos as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Finalmente, as pesquisas desenvolvidas buscam soluções concretas para os problemas colocados pelo ensino, pelos métodos de ensino e pela formação docente.

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Publicado

2017-04-25

Cómo citar

Coutinho, F. Ângelo, Silva, A. P., Santiago, F. F., & Faria, E. S. de. (2017). AS ONTOLOGIAS DE UM DESASTRE AMBIENTAL. UM ESTUDO SOBRE UMA CONTROVÉRSIA INSTAURADA EM UMA LICENCIATURA DO CAMPO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 22(1), 222–236. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p222