The ontologies of an environmental disaster

Authors

  • Francisco Ângelo Coutinho Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901 http://orcid.org/0000-0003-4519-2870
  • Ana Paula Silva Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901
  • Fernanda Ferreira Santiago Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901
  • Elisa Sampaio de Faria Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p222

Keywords:

Rural education, controversies, actor-network theory, ontology

Abstract

The paper intended to contribute to the understanding of the interrelationships between the so-called "academic knowledge" and the knowledge and experience of students of a Graduation in Rural Education, at a public university of southeastern Brazil. Specifically, we are interested in analyzing the discussions that emerged in lessons of Life Sciences, focusing on the elements of the controversies that happened at these meetings. Based on the actor-network theory, the research points to the fact that the students place themselves as active subjects who mobilize knowledge, practices and experiences that make them foster controversy in a training situation, towards a knowledge that is authorized by the university. It could be noticed the rich ontological elements related to dynamic relations of the economy, politics, international relations and social hierarchies. Thus, it was possible to discern elements that compose the material reality with which the licensees are amalgamated.

Author Biography

Francisco Ângelo Coutinho, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901

Sou graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com ênfase em Lógica e Filosofia da Ciência, e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Sou professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuo na graduação e na pós-graduação em Educação. Atuei como professor do ensino fundamental e médio, na rede pública e particular. Atuo em cursos de formação de professores desde 1995. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em formação de conceitos na ciência e no ensino. Tenho interesse principalmente pelos temas linguagem e cognição, materialidade da cognição, teorias da instrução, perfil conceitual, processos de comunicação (verbal e não verbal) em salas de aula de Ciências e Biologia e por teorias e modelos de categorização e suas consequências para o ensino e a aprendizagem em ciências e biologia. Outro foco de minhas reflexões e pesquisas é a formação de cientistas, principalmente na área de Ecologia. Faço parte dos Grupos de Pesquisa Linguagem e Cognição em Salas de Aula de Ciências (FaE-UFMG, liderado pelo Prof. Eduardo Fleury Mortimer) e História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas (Dep Biologia Geral-UFBA, liderado pelos Profs. Nei de Freitas Nunes Neto e Charbel Niño El-Han). Sou líder do grupo Processos e Relações na Produção e Circulação do Conhecimento. Este grupo interessa-se pelo desenvolvimento de um quadro teórico-metodológico que permita estudar a cognição em diferentes práticas sociomateriais e as relações entre o conhecimento científico, o conhecimento cotidiano e o conhecimento escolar. Investigamos como as práticas sociomateriais contribuem para a tomada de decisões e, nesse sentido, procuramos entender os processos de argumentação e justificação do conhecimento. Pesquisamos como os actantes, humanos e não humanos, formam redes e moldam os contextos de aprendizagem. Investigamos as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Finalmente, as pesquisas desenvolvidas buscam soluções concretas para os problemas colocados pelo ensino, pelos métodos de ensino e pela formação docente.

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Published

2017-04-25

How to Cite

Coutinho, F. Ângelo, Silva, A. P., Santiago, F. F., & Faria, E. S. de. (2017). The ontologies of an environmental disaster. Investigations in Science Education, 22(1), 222–236. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p222