CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • Elio Carlos Ricardo Universidade de São Paulo e Universidade de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p190

Palavras-chave:

Concepções de tecnologia, física e tecnologia, educação tecnológica, ensino de tecnologia

Resumo

Tem havido uma crescente ênfase na tecnologia no contexto educacional. No entanto, não está claro o que é a tecnologia. Frequentemente, as pessoas pensam a tecnologia como uma ciência aplicada ou um simples artefato, como um computador ou um smartphone. Raramente se pensa na tecnologia como um processo ou a relação entre inovações tecnológicas e os aspectos sociais, econômicos e históricos. Mas, os professores estão preparados para discutir a tecnologia na sala de aula? Este artigo apresenta uma análise qualitativa acerca das concepções de tecnologia em cursos de formação inicial de professores de física. Para isso, foram analisados os Projetos Pedagógicos de 19 cursos de licenciatura em física. As análises indicam que concepções de tecnologia criticadas pela literatura estão presentes nesses documentos, tais como: tecnologia como ciência aplicada, tecnologia como artefato, modelo linear de desenvolvimento tecnológico e determinismo tecnológico.

Biografia do Autor

Elio Carlos Ricardo, Universidade de São Paulo e Universidade de Salamanca

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - Faculdade de Educação - USP. Instituto de Estudios de la Ciencia y la Tecnología - Universidad de Salamanca. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica - UFSC. Livre-Docente em Enino de Ciências e Matemática - USP.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Ricardo, E. C. (2020). CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(3), 190–208. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p190

Edição

Seção

Artigos