INTERAÇÕES BIONIANAS EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO PSICANALÍTICO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p100

Resumen

Este estudo investigou as contribuições do referencial psicanalítico para a compreensão da linguagem inconsciente presente na relação professor e aluno, no interior de um grupo de professores em formação inicial. Utilizando o conceito de continente e conteúdo, assim como o ambiente grupal de Bion, a pesquisa adotou a fenomenologia como método qualitativo de análise. O estudo de caso foi realizado com um grupo de professores em formação inicial do Programa Residência Pedagógica, subgrupo de química de uma Universidade Federal. Por meio da categoria "Linguagem inconsciente da relação professor-aluno", os resultados revelaram a influência dos vínculos subjetivos e inconscientes do grupo nos seus comportamentos e na sua aprendizagem, demonstrando a coexistência de operações mentais conscientes e inconscientes. Identificou-se um funcionamento análogo à dependência, em que os futuros professores buscavam a continência da orientadora do grupo. Além disso, o estudo evidenciou a responsabilidade do professor em orientar e significar as ansiedades e afetividades presentes no processo de ensino e aprendizagem. A compreensão desses aspectos possibilita evitar estagnação, desmotivação e regressão no desenvolvimento profissional dos docentes.

Biografía del autor/a

  • Rita de Cássia Suart, Universidade Federal de Lavras - UFLA
    Departamento de Química -DQI Universidade Federal de Lavras Trevo Rotatório Professor Edmir Sá Santos Campus Universitário Caixa Postal 3037. CEP 37200 900. Lavras Minas Gerais
  • José Bento Suart Júnior, Universidade Federal de Lavras
    Departamento de Química Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Apucarana Rua Marcílio Dias Jardim Paraíso86812460 - Apucarana, PR - Brasil

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Publicado

2024-09-10

Cómo citar

INTERAÇÕES BIONIANAS EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO PSICANALÍTICO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA. (2024). Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 29(2), 100-130. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p100