PAULO FREIRE EM ARTIGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS [1996-2018]: UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p361Palabras clave:
, Paulo Freire, Formação de professores, Meta-pesquisa, Referências, BibliometriaResumen
Paulo Freire é o autor que mais aparece nas referências bibliográficas de artigos da área brasileira de Educação em Ciências sobre formação de professores. No entanto, existe uma lacuna de conhecimento analítico-contextual sobre essa ocorrência, que ainda necessita de investigação. Qual seria o perfil das citações? Em que tipos de citações Freire aparece? Para quê? Por quê? Com o intuito de responder parte significativa dessas questões, foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo analisar as citações feitas a Paulo Freire em artigos da área brasileira de Educação em Ciências. Tratou-se de pesquisa bibliométrica do tipo ‘análise de citações’. Estes foram os cinco periódicos investigados: Ciência & Educação, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Investigações em Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Se no meio restrito de alguns poucos partidos políticos do Brasil as ideias freireanas vêm sofrendo contestações, no campo do conhecimento científico o resultado é nitidamente oposto: nas pesquisas sobre formação de professores da área brasileira de Educação em Ciências, os subsídios teórico-metodológicos de Paulo Freire prevaleceram quantitativa e qualitativamente em citações necessárias e de naturezas caracterizadas como orgânicas, conceituais, evolutivas e confirmatórias.Citas
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