PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Sandro Lucas Reis Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Naiara Briega Bortoloci Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina
  • Rui Marques Vieira Universidade de Aveiro
  • Celina Tenreiro-Vieira Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145

Palabras clave:

Pensamento crítico, Ensino de ciências, Revisão bibliográfica sistemática

Resumen

O presente estudo analisa artigos sobre o pensamento crítico no Ensino de Ciências e Educação Matemática, assim como identifica os contextos de pesquisa em que o pensamento crítico se faz presente. Os procedimentos analíticos foram realizados a partir das etapas de uma revisão sistemática, descritas por Okoli (2015). Mediante um inventário identificou-se as características das publicações, e estabeleceram-se categorias relacionadas: às referências apresentadas nos artigos; às definições de pensamento crítico; e aos contextos de pesquisa. Os resultados evidenciaram: reduzido número de artigos envolvendo a temática (22 artigos); 8 artigos (36%) que mencionaram o termo pensamento crítico sem referenciar autores que discutem tal temática; e que, 13 artigos (59%) não apresentaram definições para o termo pensamento crítico. Com relação aos contextos de pesquisa, 13 artigos (59%) relataram que certas abordagens de ensino podem promover o pensamento crítico, sem entrar em discussões acerca de como ou porque esses processos ocorrem. Em relação às conclusões, destacam-se: a predominância em utilizar, unicamente, métodos qualitativos para avaliar o pensamento crítico e a necessidade de mais pesquisas que utilizam medidas em combinação com instrumentos qualitativos e quantitativos; a tendência dominante (20 artigos, 91%) em estudar a relação entre pensamento crítico e propostas de ensino e a necessidade de pesquisas que investigam outros contextos (currículo, percepções de licenciandos e professores, e avaliação); e a escassez de estudos sobre pensamento crítico no Ensino de Ciências no contexto nacional, apontando a necessidade do desenvolvimento dessa linha de pesquisa nacionalmente.

Biografía del autor/a

Sandro Lucas Reis Costa, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Naiara Briega Bortoloci, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação da Universidade Estadual de Londrina

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para Ciência. Docente do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Rui Marques Vieira, Universidade de Aveiro

Doutorado em Didática das Ciências.  Professor auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Celina Tenreiro-Vieira, Universidade de Aveiro

Doutora em Educação, especialidade de Didática das Ciências. Professora de Ciências Naturais do Ensino Básico.

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Costa, S. L. R., Bortoloci, N. B., Broietti, F. C. D., Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2021). PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 26(1), 145–168. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145