A DINÂMICA DE UM GRUPO DE ALUNAS NAS AULAS DE FÍSICA, A SUA RELAÇÃO COM O SABER E AS INTERVENÇÕES DO PROFESSOR

Autores/as

  • Glauco S. F. da Silva Núcleo de Atividades e Pesquisa em Ensino de Física, CEFET/RJ- Campus Petrópolis Rua do Imperador, 971, CEP 25652-003-Centro, Petrópolis-RJ Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências- USP Rua do Matão Travessa R Nr.187 CEP 05508-090 Cidade Universitária, São Paulo – Brasil
  • Alberto Villani Instituto de Física-USP Rua do Matão Travessa R Nr.187 CEP 05508-090 Cidade Universitária, São Paulo – Brasil

Palabras clave:

trabalho em grupo, intervenções do professor, grupo operativo, ensino de Física

Resumen

Apresentamos o caso do processo de ensino-aprendizagem de um grupo de alunas do ensino médio dando ênfase para a relação das alunas com a Física, as intervenções do professor (presencial e institucional) e os embates vivenciados por elas no grupo. Para análise usamos o referencial de grupo operativo de Pichon-Rivière, de cunho psicanalítico, o qual destaca como elementos principais do processo grupal a tarefa, que assume uma dimensão implícita e explícita e em torno da qual o grupo se organiza; o vínculo estabelecido entre os membros do grupo e os papéis por eles assumidos. Analisamos o grupo numa perspectiva diacrônica, quando lançamos a hipótese da dependência, e buscamos uma análise sincrônica apresentando os detalhes do seu processo. Apresentamos elementos que nos levam a afirmar que a relação de dependência do grupo estava associada ao “não saber Física”, sendo o professor aquele que poderia suprir essa demanda. Ao afinal, discutimos o papel da intervenção do professor em atividades de grupo nas aulas de Física.

Publicado

2016-07-13

Cómo citar

da Silva, G. S. F., & Villani, A. (2016). A DINÂMICA DE UM GRUPO DE ALUNAS NAS AULAS DE FÍSICA, A SUA RELAÇÃO COM O SABER E AS INTERVENÇÕES DO PROFESSOR. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 17(1), 183–208. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/212