O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DIGITAL DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p127Palabras clave:
Residência Pedagógica, Ensino de Ciências, Formação de Professores de Ciências, Tecnologias Digitais, Produções Audiovisuais e SonorasResumen
A imersão das tecnologias digitais na formação inicial de professores das Ciências da Natureza tornou-se ainda mais complexa desde o início da Pandemia pela Covid-19. Nesse sentido, o presente estudo se propôs a analisar como as tecnologias digitais estão presentes na formação de professores das Ciências da Natureza. Para isso, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas e a aplicação de um questionário online com professores e estudantes dos subprojetos de Biologia, Química e Física do Programa Residência Pedagógica/Capes (RP/Capes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com base nos princípios da Análise Crítica do Discurso foram identificados nos relatos as dificuldades na formação problematizadora com as tecnologias digitais, frente a necessidade de reestruturação das matrizes curriculares das licenciaturas, , além da já enraizada formação instrumentalizadora de futuros docentes. Desta forma, configura-se como essencial a ampliação do fomento aos programas de formação inicial de professores, como o RP, quanto à necessidade de afastar a perspectiva instrumentalizadora que limita o diálogo com as tecnologias, inviabilizando ações atentas às potencialidades com tais espaços digitais.Citas
Almeida, B. O., & Alves, L. R. G. (2020). Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, 12(28), 1-18. http://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18
Almeida, M. I. D., Pimenta, S. G., & Fusari, J. C. (2019). Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes. Educar em Revista, 35, 187-206. Recuperado de https://www.scielo.br/j/er/a/RVf6F5s9DNwybqcZsVvdX5D/?lang=pt
Andrade, M. E., Viveiro, A. A., & D'abreu, J. V. V. (2020). Uma Revisão da Literatura Sobre a Formação de Professores de Física Para o Uso das TDIC. In Anais do CIET: EnPED: 2020 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). Recuperado de https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1540
Assai, N. D. D. S., Broietti, F. C. D., & Arruda, S. D. M. (2018). O estágio supervisionado na formação inicial de professores: estado da arte das pesquisas nacionais da área de ensino de ciências. Educação em Revista, 34, 1-44. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698203517
Atanazio, A. M., & Leite, A. E. (2018). Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Formação de Professores: tendências de pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 88-103. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p88
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2018). Institui o Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf
Castioni, R., Melo, A. A. S. D., Nascimento, P. M., & Ramos, D. L. (2021). Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, 29, 399-419. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108
Castro, K., dos Santos Lopes, C. L., da Silva, W. M., Soares, K. S. A., Nunes, A. N. R., & de Araújo Castro, Í. F. (2021). Residência Pedagógica e a formação docente em tempos de pandemia: desafios e perspectivas dos licenciandos. Research, Society and Development, 10(13), e69101320707-e69101320707. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.20707
Creswell, J., & Creswell, D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Londres: Sage.
Conrado, D. M., & Nunes-Neto, N. (2018). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador, BA: Edufba.
Delizoicov, D., Angotti, J., & Pernambuco, M. (2018). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, SP: Cortez.
Dourish, P. (2016). Algorithms and their others: algorithmic culture in context. Big Data & Society, 3(2), 1-11. https://doi.org/10.1177/2053951716665128
Fairclough, N. (2016). Discurso e mudança social. Brasília, DF: UnB.
Freitas, M. C., de Freitas, B. M., & Almeida, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, 1(2), 1-12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540
Guerra, L., de Oliveira, F. V., Candito, V., & Schetinger, M. R. C. (2021). O ensino de ciências na formação inicial em pedagogia: abordagens metodológicas no desenvolvimento da práxis docente. Revista Triângulo, 14(1), 71-91. https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5301
Habermas, J. (2016). Teoria do agir comunicativo: Racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo, SP: WMF Martins Fontes.
Habowski, A. (2020). As Tecnologias na Educação: Desafios e Enfrentamentos à Tradição Instrumental. Revista Docência e Cibercultura, 4(2), 235-241. https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51622
Hall, S. (2021). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2020). Boletim Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise n. 68. Brasília, DF: Ipea. Recuperado de https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10290
Lima, M. S. L. & Pimenta, S. G. (2018). Estágio e docência. São Paulo, SP: Cortez Editora.
Lemos, A. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre, RS: Editora Sulina, 2021.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018. (2018). Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13709.htm
Lopes, D. S., & de Almeida, R. O. (2019). Percepções sobre limites e possibilidades para adoção da inter-disciplinaridade na formação de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 137-162. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p137
Lopes, D. S., Gama, D. S. L. L. R., & Lira-da-Silva, R. M. (2021). O processo de instrumentalização no ensi-no de Ciências: uma revisão sobre o uso das tecnologias digitais. Revista de Ensino de Ciências e Ma-temática, 12(3), 1-26. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a28
Lottermann, G. F., & Dal Molin, B. H. (2021, novembro). O Gênero Podcast Aplicado À Educação. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (Vol. 10, No. 1). Recuperado de https://nasnuv.com/ojs2/index.php?journal=CILTecOnline&page=article&op=view&path%5B%5D=757&path%5B%5D=300
Machado, P., & Ibraim, S. (2022). Educação CTS na Formação Incial de professores: um olhar para o processo formativo. In: Coutinho, F. A., Silva, F. A. R., Franco, L. G., Viana, G. M. (Orgs.). Tendências de Pesquisas para a Educação em Ciências. São Paulo, SP: Na Raiz.
Matthews, M. R. (2015, agosto). Science Teaching: The Contribution of History and Philosophy of Science. Londres: Routledge
MEC – Ministério da Educação (2018). Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Educação Básica. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Medeiros, W., Brancher, V. R., & Auler, N. M. F. (2021). A docência, seus saberes e os processos de formação do professor de biologia: uma revisão de literatura. Revista Insignare Scientia-RIS, 4(5), 41-63. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12562
Mello, P. (2020). A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
Muldoon, J. (2022). Platform Socialism. How to Reclaim our Digital Future from Big Tech. Londres: Pluto Press.
Neves, V. N. S., de Assis Valdegil, D., & do Nascimento Sabino, R. (2021). Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, 3(2), e325271-e325271. https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br. (2022). Educação em um cenário de Plataformização e de Economia dos dados: Problemas e conceitos. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Poell, T., Nieborg, D. B., & Duffy, B. E. (2022). Platforms and cultural production. John Wiley & Sons. Boston: Polity Press.
Prado, B. M., & de Oliveira Gomes, M. (2021). Programa de Residência Pedagógica/CAPES: uma boa ideia pedagógica?. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 13(32), 1243-1261. Recuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1140
Resolução n. 510/2016, de 7 de abril de 2016. (2016). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Resolução 158/2017, de 10 de agosto de 2017. (2017). Dispõe sobre a participação das Instituições de Ensino Superior nos programas de fomento da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de https://www.residenciapedagogica.uema.br/wpcontent/uploads/2018/11/PORTARIA_158_ATUALIZADA.pdf
Resolução CNE/CP 02/2019, de 20 de dezembro de 2019. (2019). Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf
Rodrigues, L. Z., Pereira, B., & Mohr, A. (2021). Recentes Imposições à Formação de Professores e seus Falsos Pretextos: as BNC Formação Inicial e Continuada para Controle e Padronização da Docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e35617-39. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315
Santos, D. R. C. M. D., Lima, L. P., & Girotto Junior, G. (2020). A formação de professores de Química, mudanças na regulamentação e os impactos na estrutura em cursos de Licenciatura em Química. Química Nova, 43, 977-986. https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170567
Silva, D. L. S., de Souza, M. I. P., da Silva Júnior, I. F., Crispim, S. N., Ribeiro, L. A., & Chaves, M. F. (2022). A Residência Pedagógica na licenciatura em Ciências Biológicas no contexto da pandemia: um relato de experiência. Research, Society and Development, 11(3). https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26898
Van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford: University Press.
Veras, R., Silva, D., Chaves, E., Prates, M. G., Lemos, O., & Passos, V. B. (2021). O PIBID E A Formação De Professores Na Universidade Federal Da Bahia. Investigações em Ensino de Ciências, 26(1), 213-225. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p213
Vinhas, T., dos Santos, L. M. S., & Barreto, A. C. F. (2021). Estágio Supervisionado E Ensino Remoto Emergencial: Quais Os Desafios Para A Formação Docente?. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, 176-189. https://doi.org/10.55470/relaec.36252
Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre, RS: Penso.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 David Santana Lopes, Lynn Rosalina Gama Alves, Rejâne Maria Lira-da-Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.