O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DIGITAL DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores/as

  • David Santana Lopes Doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) https://orcid.org/0000-0002-0217-2709
  • Lynn Rosalina Gama Alves É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA https://orcid.org/0000-0003-3688-3506
  • Rejâne Maria Lira-da-Silva É professora Titular da UFBA, coordenadora do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA) (desde 1997). https://orcid.org/0000-0001-8016-8599

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p127

Palabras clave:

Residência Pedagógica, Ensino de Ciências, Formação de Professores de Ciências, Tecnologias Digitais, Produções Audiovisuais e Sonoras

Resumen

A imersão das tecnologias digitais na formação inicial de professores das Ciências da Natureza tornou-se ainda mais complexa desde o início da Pandemia pela Covid-19. Nesse sentido, o presente estudo se propôs a analisar como as tecnologias digitais estão presentes na formação de professores das Ciências da Natureza. Para isso, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas e a aplicação de um questionário online com professores e estudantes dos subprojetos de Biologia, Química e Física do Programa Residência Pedagógica/Capes (RP/Capes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com base nos princípios da Análise Crítica do Discurso foram identificados nos relatos as dificuldades na formação problematizadora com as tecnologias digitais, frente a necessidade de reestruturação das matrizes curriculares das licenciaturas, , além da já enraizada formação instrumentalizadora de futuros docentes. Desta forma, configura-se como essencial a ampliação do fomento aos programas de formação inicial de professores, como o RP, quanto à necessidade de afastar a perspectiva instrumentalizadora que limita o diálogo com as tecnologias, inviabilizando ações atentas às potencialidades com tais espaços digitais.

Biografía del autor/a

David Santana Lopes, Doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)

Professor em Biologia, Pedagogo, Especialista na Formação de Professores em Letras/Libras e Mestre em Educação.

Lynn Rosalina Gama Alves, É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Rejâne Maria Lira-da-Silva, É professora Titular da UFBA, coordenadora do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA) (desde 1997).

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1990), com Aperfeiçoamento no Natural History Museum, Londres, Inglaterra(1991), no Muséum d´Histoire Naturelle, Paris, França (2015) e University of Adelaide, Austrália (2016); Especialização em Venenos Animais pelo Instituto Butantan, São Paulo, Brasil (1991); Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Brasil (1996); Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2001)

Citas

Almeida, B. O., & Alves, L. R. G. (2020). Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, 12(28), 1-18. http://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18

Almeida, M. I. D., Pimenta, S. G., & Fusari, J. C. (2019). Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes. Educar em Revista, 35, 187-206. Recuperado de https://www.scielo.br/j/er/a/RVf6F5s9DNwybqcZsVvdX5D/?lang=pt

Andrade, M. E., Viveiro, A. A., & D'abreu, J. V. V. (2020). Uma Revisão da Literatura Sobre a Formação de Professores de Física Para o Uso das TDIC. In Anais do CIET: EnPED: 2020 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). Recuperado de https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1540

Assai, N. D. D. S., Broietti, F. C. D., & Arruda, S. D. M. (2018). O estágio supervisionado na formação inicial de professores: estado da arte das pesquisas nacionais da área de ensino de ciências. Educação em Revista, 34, 1-44. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698203517

Atanazio, A. M., & Leite, A. E. (2018). Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Formação de Professores: tendências de pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 88-103. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p88

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2018). Institui o Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf

Castioni, R., Melo, A. A. S. D., Nascimento, P. M., & Ramos, D. L. (2021). Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, 29, 399-419. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108

Castro, K., dos Santos Lopes, C. L., da Silva, W. M., Soares, K. S. A., Nunes, A. N. R., & de Araújo Castro, Í. F. (2021). Residência Pedagógica e a formação docente em tempos de pandemia: desafios e perspectivas dos licenciandos. Research, Society and Development, 10(13), e69101320707-e69101320707. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.20707

Creswell, J., & Creswell, D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Londres: Sage.

Conrado, D. M., & Nunes-Neto, N. (2018). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador, BA: Edufba.

Delizoicov, D., Angotti, J., & Pernambuco, M. (2018). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, SP: Cortez.

Dourish, P. (2016). Algorithms and their others: algorithmic culture in context. Big Data & Society, 3(2), 1-11. https://doi.org/10.1177/2053951716665128

Fairclough, N. (2016). Discurso e mudança social. Brasília, DF: UnB.

Freitas, M. C., de Freitas, B. M., & Almeida, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, 1(2), 1-12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540

Guerra, L., de Oliveira, F. V., Candito, V., & Schetinger, M. R. C. (2021). O ensino de ciências na formação inicial em pedagogia: abordagens metodológicas no desenvolvimento da práxis docente. Revista Triângulo, 14(1), 71-91. https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5301

Habermas, J. (2016). Teoria do agir comunicativo: Racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo, SP: WMF Martins Fontes.

Habowski, A. (2020). As Tecnologias na Educação: Desafios e Enfrentamentos à Tradição Instrumental. Revista Docência e Cibercultura, 4(2), 235-241. https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51622

Hall, S. (2021). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2020). Boletim Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise n. 68. Brasília, DF: Ipea. Recuperado de https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10290

Lima, M. S. L. & Pimenta, S. G. (2018). Estágio e docência. São Paulo, SP: Cortez Editora.

Lemos, A. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre, RS: Editora Sulina, 2021.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018. (2018). Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13709.htm

Lopes, D. S., & de Almeida, R. O. (2019). Percepções sobre limites e possibilidades para adoção da inter-disciplinaridade na formação de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 137-162. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p137

Lopes, D. S., Gama, D. S. L. L. R., & Lira-da-Silva, R. M. (2021). O processo de instrumentalização no ensi-no de Ciências: uma revisão sobre o uso das tecnologias digitais. Revista de Ensino de Ciências e Ma-temática, 12(3), 1-26. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a28

Lottermann, G. F., & Dal Molin, B. H. (2021, novembro). O Gênero Podcast Aplicado À Educação. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (Vol. 10, No. 1). Recuperado de https://nasnuv.com/ojs2/index.php?journal=CILTecOnline&page=article&op=view&path%5B%5D=757&path%5B%5D=300

Machado, P., & Ibraim, S. (2022). Educação CTS na Formação Incial de professores: um olhar para o processo formativo. In: Coutinho, F. A., Silva, F. A. R., Franco, L. G., Viana, G. M. (Orgs.). Tendências de Pesquisas para a Educação em Ciências. São Paulo, SP: Na Raiz.

Matthews, M. R. (2015, agosto). Science Teaching: The Contribution of History and Philosophy of Science. Londres: Routledge

MEC – Ministério da Educação (2018). Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Educação Básica. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Medeiros, W., Brancher, V. R., & Auler, N. M. F. (2021). A docência, seus saberes e os processos de formação do professor de biologia: uma revisão de literatura. Revista Insignare Scientia-RIS, 4(5), 41-63. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12562

Mello, P. (2020). A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo, SP: Companhia das Letras.

Muldoon, J. (2022). Platform Socialism. How to Reclaim our Digital Future from Big Tech. Londres: Pluto Press.

Neves, V. N. S., de Assis Valdegil, D., & do Nascimento Sabino, R. (2021). Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, 3(2), e325271-e325271. https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br. (2022). Educação em um cenário de Plataformização e de Economia dos dados: Problemas e conceitos. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Poell, T., Nieborg, D. B., & Duffy, B. E. (2022). Platforms and cultural production. John Wiley & Sons. Boston: Polity Press.

Prado, B. M., & de Oliveira Gomes, M. (2021). Programa de Residência Pedagógica/CAPES: uma boa ideia pedagógica?. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 13(32), 1243-1261. Recuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1140

Resolução n. 510/2016, de 7 de abril de 2016. (2016). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Resolução 158/2017, de 10 de agosto de 2017. (2017). Dispõe sobre a participação das Instituições de Ensino Superior nos programas de fomento da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de https://www.residenciapedagogica.uema.br/wpcontent/uploads/2018/11/PORTARIA_158_ATUALIZADA.pdf

Resolução CNE/CP 02/2019, de 20 de dezembro de 2019. (2019). Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: Diário Oficial da União. Recuperado de https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf

Rodrigues, L. Z., Pereira, B., & Mohr, A. (2021). Recentes Imposições à Formação de Professores e seus Falsos Pretextos: as BNC Formação Inicial e Continuada para Controle e Padronização da Docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e35617-39. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315

Santos, D. R. C. M. D., Lima, L. P., & Girotto Junior, G. (2020). A formação de professores de Química, mudanças na regulamentação e os impactos na estrutura em cursos de Licenciatura em Química. Química Nova, 43, 977-986. https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170567

Silva, D. L. S., de Souza, M. I. P., da Silva Júnior, I. F., Crispim, S. N., Ribeiro, L. A., & Chaves, M. F. (2022). A Residência Pedagógica na licenciatura em Ciências Biológicas no contexto da pandemia: um relato de experiência. Research, Society and Development, 11(3). https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26898

Van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford: University Press.

Veras, R., Silva, D., Chaves, E., Prates, M. G., Lemos, O., & Passos, V. B. (2021). O PIBID E A Formação De Professores Na Universidade Federal Da Bahia. Investigações em Ensino de Ciências, 26(1), 213-225. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p213

Vinhas, T., dos Santos, L. M. S., & Barreto, A. C. F. (2021). Estágio Supervisionado E Ensino Remoto Emergencial: Quais Os Desafios Para A Formação Docente?. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, 176-189. https://doi.org/10.55470/relaec.36252

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre, RS: Penso.

Publicado

2023-05-02

Cómo citar

Lopes, D. S., Alves, L. R. G., & Lira-da-Silva, R. M. (2023). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DIGITAL DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 28(1), 127–156. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p127