LUA SELVAGEM E DOMESTICADA: A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM DIFERENTES CONTEXTOS COM BASE NA TEORIA CULTURAL-HISTÓRICA DA ATIVIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p149

Palabras clave:

Formação de Conceitos, Vygotsky, Fases da Lua, Teoria da Atividade, Volição e consciência

Resumen

Este trabalho teórico discute o processo de formação de conceitos em relação às atividades que o sustenta; em particular, destacamos as atividades de ensino-aprendizagem no cotidiano e na escola. Seguindo uma perspectiva vygotskiana, esses contextos são descritos por meio das categorias de volição e conscientização dos sujeitos na atividade. Além disso, avançamos na reflexão para além dos processos subjetivos ao propor as categorias de supervisão e institucionalização para tratar dos aspectos coletivos que moldam as atividades de diferentes contextos. A discussão teórica é ilustrada por meio de uma revisão sobre o desenvolvimento do conceito de Lua em algumas atividades humanas ao longo da história (que chamamos de selva), e, depois, sobre como o conceito é apresentado na escola (domesticado). Relacionamos essa dicotomia entre selva e domesticação com o encapsulamento escolar e analisamos uma sequência didática cujo objetivo era o enriquecimento das práticas para superação e articulação entre os contextos cotidiano e escola.

Biografía del autor/a

Leonardo Gonçalves Lago, University of Cambridge

Doutorando em Educação (Faculdade de Educação, Universidade de Cambridge) Mestre em Ensino de Ciências (Programa Interunidade em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo) Mestre em Astrofísica (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo) Bacharel e Licendiado em Física (Instituto de Física, Universidade de São Paulo)

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Publicado

2023-09-05

Cómo citar

Lago, L. G., Mattos, C., & Camillo, J. (2023). LUA SELVAGEM E DOMESTICADA: A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM DIFERENTES CONTEXTOS COM BASE NA TEORIA CULTURAL-HISTÓRICA DA ATIVIDADE. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 28(2), 149–168. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p149