INTERAÇÕES BIONIANAS EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO PSICANALÍTICO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p100Resumen
Este estudo investigou as contribuições do referencial psicanalítico para a compreensão da linguagem inconsciente presente na relação professor e aluno, no interior de um grupo de professores em formação inicial. Utilizando o conceito de continente e conteúdo, assim como o ambiente grupal de Bion, a pesquisa adotou a fenomenologia como método qualitativo de análise. O estudo de caso foi realizado com um grupo de professores em formação inicial do Programa Residência Pedagógica, subgrupo de química de uma Universidade Federal. Por meio da categoria "Linguagem inconsciente da relação professor-aluno", os resultados revelaram a influência dos vínculos subjetivos e inconscientes do grupo nos seus comportamentos e na sua aprendizagem, demonstrando a coexistência de operações mentais conscientes e inconscientes. Identificou-se um funcionamento análogo à dependência, em que os futuros professores buscavam a continência da orientadora do grupo. Além disso, o estudo evidenciou a responsabilidade do professor em orientar e significar as ansiedades e afetividades presentes no processo de ensino e aprendizagem. A compreensão desses aspectos possibilita evitar estagnação, desmotivação e regressão no desenvolvimento profissional dos docentes.Citas
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