A SOCIALIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES: A COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PIBID/FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p103Palabras clave:
Saberes Docentes, PIBID, Física, Gestão da Classe, Gestão do ConteúdoResumen
A investigação cujos resultados apresentamos neste artigo focalizou a comunicação entre um professor experiente e dois estudantes de licenciatura no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os estudantes cursavam licenciatura em Física em uma Universidade pública do Estado do Paraná e o professor experiente lecionava a disciplina na Rede Estadual de Ensino. Para fins de organização e interpretação das informações obtidas foram utilizados os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo. Tendo em vista a interação desta equipe buscamos pesquisar os tipos de saberes que o professor comunicou aos estudantes de licenciatura durante a atividade de supervisão. Para isso utilizamos vinte e três categorias estabelecidas a priori, provenientes da teoria de Gauthier et al. (1998). Tais categorias compõem um reservatório de saberes que cada professor mobiliza em suas ações: os saberes da gestão do conteúdo e da gestão da classe. Como resultados de pesquisa evidenciamos os saberes experienciais compartilhados pelo supervisor durante sua ação, com destaque para os tipos mais presentes em sua comunicação: Planejamento dos Conteúdos de Aprendizagem; Planejamento das Atividades de Aprendizagem; Planejamento do Ambiente Educativo e Ensino Explícito.Citas
Arruda, S. M., Passos, M. M., & Fregolente, A. (2012). Focos da aprendizagem docente. Alexandria, 5(3), 25-48.
Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições70.
Borges, C. M. F. (2004). O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora.
Brasil. Ministério da Educação. (2013). Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília: Capes. Recuperado de http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf
Carvalho, M. A. D., Arruda, S, de M. (2012). Análise da atuação de professores supervisores inseridos no contexto do PIBID. In Anais III Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Recuperado de http://www.sinect.com.br/anais2012/html/formacao%20prof.html
Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ArtMed.
Corrêa, K. R. C., & Batista, L. A. (2013). Pibid em prática: relato de experiências sob o olhar das supervisoras na escola. In Anais IV Simpósio sobre Formação de Professores; Tubarão, Santa Catarina, Brasil. Recuperado de http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/simfop/2013_07.htm
Fejolo, T. B. (2013) A formação do professor de Física no Contexto do PIBID: Os saberes e as relações (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná. Recuperado de http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000183056
Gauthier, C., Martineau, S., Desbiens, J. F., Malo, A., & Simard, D. (1998). Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí.
Hemielewski, D. M. de S., & Canton, V. D. (2014). O PIBID na escola campo: o olhar do supervisor para o processo de formação docente. In Anais VI Fórum Internacional de Pedagogia. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Recuperado de http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/anais.php
Houaiss, A. (2007). Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.
Lima, C. de S., & Oliveira, R. V. B. C. (2016). Perspectivas de promoção de saberes docentes e da articulação teórico-prática no âmbito do PIBID/CAPES. In Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil. Recuperado de http://unesp.br/anaiscongressoeducadores/EdicaoAtual
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2007). Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí.
Moraes, R. (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22 (7), 15-32.
Signorelli, G., & Oliveira, S. M. D. (2013). O papel do supervisor do PIBID na integração Universidade-Escola. Acta Científica, 22(2), 27-40.
Tardif, M., & Gauthier, C. (2001). O professor como “ator racional” que racionalidade, que saber, que julgamento? In Paguay, L., Perrenoud, P., Marguerite, A., & Charlier, É. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed.
Tardif, M. (2000). Saberes Profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, 13, 5-24.
Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.