A COMPETÊNCIA DIALÓGICA E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO ‘DOCENTE’

Autores/as

  • Alberto Villani Instituto de Física, Universidade de São Paulo
  • Marisa Franzoni Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Palabras clave:

formação de professores, competência dialógica, conhecimento e saber, psicanálise e educação

Resumen

Neste trabalho mostraremos a trajetória de um grupo de licenciandas em uma disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia, destacando os momentos nos quais as mudanças foram mais significativas. Interpretaremos essas mudanças como o fruto do acoplamento entre as intervenções da professora da disciplina de Prática e as respostas dos alunos das licenciandas durante o Estágio; mostraremos que a evolução do grupo foi fortemente marcada pelo diálogo estabelecido entre grupo e professora, entre grupo e alunos, entre diferentes grupos formados na sala de aula, e, finalmente, entre indivíduos e o saber. Ao final mostraremos que as mudanças internas ao grupo podem ser resumidas como a construção de uma perspectiva comum. ‘Tornar-se um grupo docente’ foi o mote que implicitamente guiou as licenciandas ao longo da experiência.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

Villani, A., & Franzoni, M. (2016). A COMPETÊNCIA DIALÓGICA E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO ‘DOCENTE’. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 5(3), 191–211. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/593